Semae adota medidas para solucionar alteração na coloração da água

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

23 de fevereiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Uma mudança brusca na cor e no nível da água do Rio Tietê, identificada nesta sexta-feira (23/02), provoca alteração na coloração da água distribuída pelo Semae de Mogi das Cruzes. A situação afeta as duas estações de tratamento (Centro e Leste), mas a autarquia trabalha de forma intensa para tentar solucionar o problema no menor tempo possível.

Uma das prováveis causas da mudança na coloração é o fato de o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) ter diminuído a vazão na represa de Ponte Nova e aumentado na barragem de Paraitinga, ambas em Salesópolis. A água de Paraitinga é mais escura.

Em apenas 30 horas, o nível do rio na Estação de Captação Pedra de Afiar, do Semae, baixou de 1,86 metro para 1,32 metro – quanto menos água disponível, pior é a qualidade, o que interfere no tratamento. A possível explicação para diminuição do nível é que a Sabesp aumentou o volume captado em sua estação do Sistema Produtor Alto Tietê, localizada em Biritiba Mirim.

“Acionamos o DAEE, que se prontificou em alterar as vazões entre as represas de Paraitinga e Ponte Nova. Também falamos com a Sabesp, que se dispôs em nos ajudar reduzindo o seu volume de captação no Rio Tietê”, explica o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr. Essas alterações, no entanto, levam algumas horas para começar a surtir efeito.

“Também fizemos manobras na rede de distribuição para reduzir a vazão da água tratada pelo Semae e aumentando o volume adquirido da Sabesp”, completa o diretor.

A autarquia comunicou a Vigilância Sanitária do Município para acompanhamento da situação.

“Com as medidas solicitadas ao DAEE e Sabesp, as mudanças que adotamos na distribuição e adequações no tratamento, acreditamos que o problema seja solucionado o mais brevemente possível. Manteremos equipes de plantão durante o fim de semana para novas manobras que se façam necessárias na distribuição”, conclui Beono.

Mais informações pelo telefone 115.

 

Possíveis causas:

1) Diminuição da vazão na represa de Ponte Nova e aumento na barragem de Paraitinga, ambas em Salesópolis. A água de Paraitinga é mais escura.

2) Em apenas 30 horas, o nível do rio na Estação de Captação do Semae baixou de 1,86 metro para 1,32 metro – quanto menos água disponível, pior é a qualidade, o que interfere no tratamento. A possível explicação para isso é que a Sabesp aumentou o volume captado em sua estação do Sistema Produtor Alto Tietê, localizada em Biritiba Mirim..

 

Medidas adotadas

1) Semae solicitou ao DAEE alterações na vazão das duas represas e à Sabesp a diminuição do volume de captação em sua estação localizada em Biritiba Mirim.

2) Manobras na rede de distribuição para reduzir a vazão da água tratada pelo Semae e aumentando o volume adquirido da Sabesp.

3) Alterações no pré-tratamento (na Estação de Captação) e no tratamento (estações Leste e Centro).

4) Comunicação à Vigilância Sanitária do Município para acompanhamento da situação.

5) Equipes de plantão no fim de semana para novas manobras que se façam necessárias na rede de distribuição.