Utilização do totem de segurança permite prisão de acusado de furto em unidade de saúde pela Guarda Municipal 

Secretaria de Segurança

COI recebeu a denúncia dos moradores por meio do totem de segurança instalado em frente a escola municipal Professora Cenira Araújo Pereira

08 de janeiro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deteve, na tarde deste domingo (07/01), um homem acusado de tentativa de furto na Unidade de Saúde da Família da Chácara Guanabara. O caso foi registrado na Central de Flagrantes da Polícia Civil e o homem ficou preso e à disposição da Justiça.

O Centro de Operações Integradas (COI) recebeu a denúncia dos moradores por meio do totem de segurança instalado em frente a escola municipal Professora Cenira Araújo Pereira, que fica ao lado da unidade de saúde. Uma viatura da Guarda Municipal foi encaminhada para o local e realizou os procedimentos necessários para a prisão do homem e a preservação do local.

Com o acusado, foi localizado um compressor de ar que ele tentava furtar da unidade de saúde. O equipamento é utilizado nos atendimentos odontológicos realizados na unidade.

“A participação dos moradores, com a utilização correta do totem de segurança, foi fundamental para evitar o furto e prender o acusado. Além disso, mostra a importância do investimento em tecnologia de segurança pública que está sendo realizado pela Prefeitura nos últimos anos para trazer eficiência e agilidade para o atendimento da população”, explicou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Ele lembrou que os totens funcionam como se fossem bases da Guarda Municipal e a população pode ter contato direto com o COI, por meio do equipamento. Além disso, ele conta com câmeras direcionais de monitoramento e uma câmera com abrangência de 360 graus.

A Prefeitura instalou 40 totens de segurança em todas as regiões de Mogi das Cruzes, entre equipamentos instalados em espaços públicos e em frente a escolas. O monitoramento é feito pela Guarda Municipal no COI, que reúne as estruturas de inteligência e tecnologia em segurança pública.

O trabalho também conta com a instalação da muralha digital inteligente nas entradas e saídas da cidade e em vias de ligação entre regiões de Mogi das Cruzes. Estes equipamentos conseguem identificar a circulação de veículos utilizados em crimes, bem como aqueles com pendências, como queixas relativas a furto ou roubo.

A população também pode auxiliar os trabalhos das forças de segurança pública com denúncias pelos telefones 190, da Polícia Militar, e 153, da Guarda Municipal. O atendimento é feito 24 horas por dia.