Vacinação contra a gripe continua disponível nos postos de saúde da cidade

Secretaria de Saúde

14 de junho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A partir de segunda-feira (18), novos grupos terão acesso à imunização contra a gripe. Mogi das Cruzes vai seguir a orientação do Ministério da Saúde e ampliar a vacinação para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

Idosos acima de 60 anos, indígenas e trabalhadores da área da Saúde, crianças menores de 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, professores e  portadores de doenças crônicas continuam tendo prioridade e devem procurar as unidades de saúde para se imunizar contra a gripe o quanto antes. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, em todas as unidades de saúde e unidades do Programa Saúde da Família.

Até o momento, foram vacinadas 74.812 pessoas em Mogi das Cruzes, o que representa 68% dos grupos prioritários, e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 90% receba a dose. Para atingir a meta, o município ainda precisa vacinar em torno de 25 mil pessoas dos grupos prioritários.

Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta. Os idosos estão com a melhor cobertura: 86,81%. Na sequência estão os professores (83,56%), trabalhadores da saúde (72,15%) e puérperas (67,66%). As crianças estão com os menores índices de coberturas, uma média de 38%, seguidas dos portadores de doenças crônicas (53,64%) e das gestantes (51,11%).

Na semana passada, Mogi das Cruzes recebeu a confirmação do primeiro óbito por H1N1. A vítima era um homem de 57 anos, portador de doença crônica que não havia sido vacinado. Outros quatro casos da doença foram confirmados neste ano, sem novos óbitos, até o momento. Entre eles está uma mulher portadora de diabetes que tomou a vacina um dia antes do início dos sintomas e três crianças menores de dois anos. Duas destas crianças seguem internadas.

“Infelizmente, estamos com a menor cobertura entre as crianças, que estão entre os grupos mais vulneráveis para a doença. Pais, avós ou responsáveis precisam levar suas crianças à unidade de saúde e garantir a proteção necessária”, alerta o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis. A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Óbitos

Em todo o país, o número de mortes relacionadas à gripe dobrou em relação aos seis primeiros meses do ano passado. De janeiro a junho deste ano, 2,7 mil pessoas foram identificadas com a doença e 446 acabaram morrendo. Em 2017 foram registrados 1,2 mil casos, dos quais 204 evoluíram para óbito.