Saúde participa de ação social realizada na Escola Estadual Camilo Faustino de Mello

Secretaria de Saúde

13 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde participou, na última sexta-feira (10/05), da ação social realizada na Escola Estadual Camilo Faustino de Mello, na Vila Oliveira. A Escola organizou um evento voltado para os alunos e a comunidade e contou com a presença dos agentes de saúde do município.

Profissionais da Rede Básica de Saúde levaram informações e esclareceram dúvidas do público presente. O ginecologista Rafael Albuquerque participou de um bate-papo com os alunos e falou sobre métodos contraceptivos e sobre a importância da vacinação contra o HPV. A biomédica Paula Mateus, coordenadora da Saúde da Mulher, acompanhou a palestra e destacou a importância do diálogo. “O doutor Rafael tem uma facilidade muito grande de conversar com as pessoas, mantendo o público atento e à vontade para fazer perguntas e esclarecer dúvidas”, comentou.

A Escola abriu as portas para a comunidade e investiu em parcerias com clínicas odontológicas, oferecendo exame bucal preventivo, procedimentos estéticos, sorologia (teste rápido) de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. A organização do evento também focou em palestras para a redução dos índices de criminalidade e de violência contra a mulher.

A coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes, Cice Strelec, também esteve presente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizando aferição de pressão arterial e testes de glicemia. “Todas as pessoas que estavam com a pressão alterada, maior ou igual 14x9, foram encaminhadas para uma verificação mais aprofundada”, explicou.

Junto com a equipe de saúde estiveram presentes alunos de Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Eles realizaram um trabalho sobre depressão, estresse e ansiedade com os pais de alunos e alunos em grupos de 10 a 15 pessoas por vez.

Durante o evento, os alunos fizeram apresentações artísticas fazendo menção ao tema “Violência contra a Mulher” e participaram de uma roda de conversa com a equipe paraolímpica. O professor Everaldo Andrade, um dos organizadores, busca aumentar o numero de participantes a cada evento.  “Queremos fazer da escola um ponto de transformação e desenvolvimento para os alunos e para a comunidade”, destacou.