Prefeitura de Mogi das Cruzes capacita lideranças sobre cuidados de prevenção à dengue

Secretaria de Saúde

Sete unidades de saúde estarão vacinando contra dengue e outras doenças neste sábado

05 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu um encontro de capacitação sobre dengue com lideranças comunitárias, na região do Jardim Santos Dumont, nesta quinta-feira (04/4), para multiplicar as orientações necessárias para prevenção do mosquito Aedes aegypti e o avanço da doença na cidade. A palestra foi ministrada pelo veterinário do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Jefferson Renan Leite de Araújo, que apresentou dados do município e esclareceu as principais dúvidas da comunidade.

Neste sábado (06/04), a vacina contra a dengue estará disponível das 8 às 17 horas em sete unidades de saúde: Botujuru, Braz Cubas, Jardim Ivete, Mineração, Ponte Grande, Santo Ângelo e Vila Suíssa. A dose está liberada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, bastando apresentar documentos pessoas (do vacinado e do acompanhante), caderneta de vacinação e comprovante de endereço. 

A vacinação garante proteção individual, mas também contribui, de forma coletiva, para reduzir o avanço da doença. Mogi das Cruzes registrou, até dia 4 de abril, 2.132 casos positivos, com dois óbitos, e ainda aguarda resultado de 4.724 exames suspeitos. O Aedes aegypti está presente em todo o território mogiano e por isso o avanço dos casos ocorre em todos os bairros.

“As ações de prevenção precisam fazer parte da rotina das pessoas. A principal orientação é cada um fiscalizar suas casas e imóveis uma vez por semana, eliminando qualquer material ou situação que possa acumular água”, reforça a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.
Mogi das Cruzes realiza ações de combate à dengue o ano todo por meio de visitas e mapeamento de bairros, atendimentos de denúncias, monitoramento dos pontos estratégicos e de locais com casos confirmados. O controle da situação, no entanto, depende do empenho de todos. 

SERVIÇO

Campanha de Multivacinação - Doses: Dengue, Gripe e atualização de caderneta para crianças e adolescentes 
Sábado, dia 06/4 
Horário: das 8 às 17h

Postos de Saúde
Botujuru – rua Frei Bonifácio Harink, 313
Braz Cubas – rua Padre Álvaro Quinones Zuniga, 340
Jardim Ivete – av. Pedro Machado, 1.411
Mineração – rua Aprígio de Oliveira, 262
Ponte Grande – av. Lothar Hohene, 70
Conjunto Santo Ângelo – rua São Simão, 59
Vila Suíssa – av. Ricieri José Marcatto, 310