Pesquisa aponta que 77% dos brasileiros consomem remédios por conta própria

Secretaria de Saúde

06 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, revelou que 77% dos brasileiros se automedicam, ou seja, consomem remédios sem orientação médica. O hábito, que para a maior parte da população pode parecer comum, traz uma série de riscos à saúde. A utilização indiscriminada de remédios também pode deixar bactérias mais resistentes, o que torna mais difícil e caro o tratamento de doenças.

O levantamento divulgado pelo CFF coincide com o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, lembrado no dia 5 de maio. A pesquisa também mostrou quais foram os medicamentos mais utilizados pelos brasileiros nos últimos seis meses. Um dado que chama a atenção é o consumo de antibióticos, ingerido por 42% dos entrevistados, percentual superado apenas pelo uso de analgésicos e antitérmicos, que 50% das pessoas declararam tomar.

De acordo com a coordenadora da Farmácia do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), Ariane Reis, a automedicação pode provocar o agravamento de doenças, o comprometimento da eficácia dos tratamentos, além de gerar riscos de reações alérgicas, dependência e até mesmo a morte. “A automedicação, muitas vezes, é vista como uma solução imediata para alguns sintomas, mas pode trazer consequências”, explica.

A especialista alertou que os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. “De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz, eles ficam à frente de produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos. Boa parte desses acidentes ocorre devido à automedicação”, acrescenta.

A farmacêutica chamou a atenção para outro dado importante. “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra que os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios estão na classe dos remédios que mais intoxicam. O uso de remédios de forma incorreta pode agravar a doença ao esconder sintomas. Se o remédio for antibiótico, o uso abusivo pode gerar o aumento da resistência de microrganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos”, esclareceu. De acordo com a pesquisa, a automedicação é um hábito comum para 77% dos brasileiros.

Descarte

Outra preocupação importante é com o descarte correto dos medicamentos. Quando jogados no lixo comum ou em vasos sanitários, podem contaminar o solo e água. Em Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o programa Jogue Certo, onde mogianos podem entregar remédios vencidos ou sem utilização. Confira os endereços:

  • UBS Vila Suíssa - avenida Ricieri José Marcatto, 310
  • PA 24 horas Jundiapeba - rua Vereador Nito Sona, 1.745
  • PA 24 horas Jardim Universo - rua Dom Luís de Souza, 1.360
  • Promeg - rua Manuel de Oliveira, 30, Mogilar
  • Programa de DST/Aids - rua Fausta Duarte de Araújo, 412, Jardim Santista
  • Ambulatório de Saúde Mental - rua Coronel Souza Franco, 205, Parque Monte Líbano
  • Unica - rua Professora Lucinda Bastos, 1.790 - Jundiapeba
  • USF Toyama - rua Um, esquina com avenida Engenheiro Miguel Gemma
  • USF Jd. Aeroporto II - rua Tonga, 420