Caps AD e Cecco realizam amistoso de futsal como terapia de promoção à saúde

Secretaria de Saúde

06 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e o Cecco – Centro de Convivência e Cooperativa realizaram, na última semana, um jogo amistoso de futsal no Ginásio Poliesportivo do Parque da Cidade, entre usuários e frequentadores dos equipamentos de saúde. As duas unidades compõem a Rede de Saúde Mental do município e realizam semanalmente diversas oficinas terapêuticas.

Além de proporcionar saúde aos participantes, a prática de atividade física garante a socialização, integração, autonomia e momentos de protagonismo, nem sempre vividos por eles em suas trajetórias de vida.

 “O futebol também é uma ferramenta terapêutica no cuidado em saúde mental e proporciona espaços de trocas de afetividades e construção da subjetividade, fatores importantes para a reabilitação psicossocial de pessoas em sofrimento psíquico atendidas pelos serviços”, explica a psicóloga Alessandra Vieira.

Os amistosos também servem para preparar os atletas para eventos como a Jornada Esportiva, realizada no Alto Tietê, e a Copa da Inclusão, realizada no Sesc Interlagos, em São Paulo. Ao todo, 20 atletas participam dos campeonatos representando os equipamentos de saúde de Mogi das Cruzes.

Devido ao sucesso e bons resultados da iniciativa, os funcionários do Caps AD e do Cecco já estão programando uma nova edição do amistoso. A oficina de futebol é oferecida às segundas-feiras, às 10 horas, no Ginásio do Parque da Cidade, coordenada pelas psicólogas Alessandra Vieira e Aline Xavier através de uma parceria estabelecida entre as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e da Saúde.