Programa Ilumina Mogi realiza a manutenção da iluminação pública do município

Secretaria de Obras

18 de setembro de 2015
facebook whatsapp
Acessibilidade
Desde o dia 15 de agosto, equipes do programa Ilumina Mogi já realizaram a manutenção de 1.400 pontos de iluminação pública em diversas regiões de Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresenta nesta terça-feira (22/09) as ações do programa Ilumina Mogi, responsável pela manutenção e modernização do parque de iluminação pública da cidade. Os trabalhos foram iniciados em agosto e as equipes já realizaram a manutenção de 1.400 pontos em diversas regiões da cidade.

Mogi das Cruzes conta com cerca de 43 mil pontos de iluminação, entre postes em vias públicas e iluminação ornamental, instaladas em praças, canteiros centrais e rotatórias. Para realizar o gerenciamento desta estrutura, a Prefeitura contratou a empresa Trajeto Engenharia, que, desde o dia 15 de agosto, está realizando a manutenção dos pontos, além do cadastramento dos equipamentos existentes. O investimento municipal é de R$ 8,7 milhões por ano.

"São cinco equipes que estão trabalhando na manutenção do parque de iluminação pública da cidade. Além desta estrutura, para agilizar o atendimento das demandas da população, nos próximos dias, haverá uma ampliação no número de equipes nas ruas", explicou o secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues.

Os trabalhos já estão sendo realizados em diversas regiões da cidade, como os distritos de Jundiapeba e Cezar de Souza. Nos próximos dias, está previsto o início das ações na região central que, pelas características das vias, necessitam de veículos diferenciados para a manutenção.

Quando a Prefeitura assumiu o serviço de manutenção, a estimativa era de que cerca de 10% dos pontos de iluminação da cidade - o correspondente a cerca de 4 mil luminárias - estavam sem o funcionamento adequado. A previsão é que toda a estrutura esteja normalizada até o mês de novembro.

"Em muitos pontos já visitados, o problema apresentado não é apenas da lâmpada queimada, mas é necessária a substituição de outra estrutura da luminária, como o reator ou o relê. Nestes casos, o conserto leva mais tempo", lembrou Rodrigues.

O secretário lembrou que, a partir desta semana, a população também passará a contar com um novo canal para solicitar serviços referentes à iluminação pública. Além do telefone 156, que terá uma estrutura específica para o tema, também será disponibilizado um link pelo site da Prefeitura, que é o www.mogidascruzes.sp.gov.br. A previsão, após a regularização do funcionamento do parque de iluminação pública, é que o atendimento às solicitações seja realizado em até 48 horas.

Outra ação que está sendo desenvolvida pelo programa Ilumina Mogi é o inventário e cadastramento do sistema de iluminação pública do município. Assim, cada luminária será identificada por um número que permitirá o acompanhamento do funcionamento da estrutura e reunirá todas as informações sobre o ponto de iluminação, como localização, tipo de lâmpada, entre outras. Além disso, por meio de uma placa colocada junto ao poste, a população também terá acesso a esta identificação, facilitando a informação sobre estruturas com problemas de funcionamento.

Com a resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a gestão, manutenção, expansão e inovação do sistema de iluminação pública passou a ser de responsabilidade do município. Já a empresa EDP Bandeirante continua responsável pelo fornecimento da energia elétrica tanto para as luminárias, quanto para os consumidores.

Histórico

O programa Ilumina Mogi existe na cidade desde 2009 para desenvolver ações de ampliação e modernização da iluminação pública. Neste período, a Prefeitura investiu R$ 9,3 milhões e realizou a instalação de 6.185 novas luminárias.

Além disso, entre 2010 e 2011, a Administração Municipal realizou a substituição de 10.204 lâmpadas de mercúrio por modelos mais eficientes e econômicos. Pela iniciativa, Mogi das Cruzes recebeu o Prêmio Cidade Eficiente em Energia Elétrica, do Governo Federal. (LM)