Sistema de Gestão Educacional é apresentado em Semana de Tecnologia da Fatec

Secretaria de Educação

27 de abril de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na tarde desta quinta-feira (27/04), a equipe da Divisão de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação ministrou uma palestra para alunos da Fatec de Mogi das Cruzes sobre o desenvolvimento do Sistema de Gestão Educacional – SGE. O encontro fez parte da programação da Semana da Tecnologia (SETEC) da unidade e tem como objetivo estimular os alunos por meio da apresentação de experiências de sucesso.

Os palestrantes Weber Martins Marques, chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Pasta e Eduardo Mendonça Fontes, integrante da equipe, são ex-alunos da Fatec. “Queremos trazer ex-alunos para apresentarmos aos que estão estudando o que temos de melhor. Eles estão retornando hoje e dividindo sua experiência com nossos alunos”, disse o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bruno Panccioni. O sistema desenvolvido pela equipe tem sido referência para outras cidades, como Guararema.

“Com o sistema é possível gerar documentos padronizados para todas as escolas. É importante sistematizar para obter a informação de maneira mais rápida. Hoje temos que pensar em um sistema que permita o acesso por meio de tablets e smartphones e que seja funcional para o usuário”, disse Marques. Fontes apresentou sua trajetória e o sistema de cadastro de artistas que elaborou para a Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente, está desenvolvendo novas ferramentas para o SGE.

O Sistema de Gestão Educacional (SGE) é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2011 para informatizar o trabalho realizado na rede municipal. O desenvolvimento do sistema é contínuo e feito por meio de módulos, elaborados de acordo com as demandas e necessidades da Pasta. Um dos destaques é o Cadastro Municipal Unificado (CMU) para inscrições na educação infantil em tempo integral. (Kelli Correa Brito)