Secretários municipais de Educação e Cultura visitam Instituto Baccarelli em São Paulo

Secretaria de Educação

03 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na manhã desta quarta-feira (03/05), a secretária de Educação, Juliana Guedes e o secretário de Cultura, Mateus Sartori, visitaram o Instituto Baccarelli, em São Paulo, buscando referências para a elaboração do projeto da primeira Escola de Música da cidade, que será construída no bairro do Socorro. Os secretários conheceram o funcionamento e a estrutura da unidade e também assistiram a um ensaio da Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob a regência do renomado maestro Isaac Karabtchevsky.

A sede do instituto é dividida em dois prédios e conta com salas para aulas de musicalização, aulas de canto coral, aulas individuais e coletivas de instrumento, além de espaços para ensaios da Orquestra Sinfônica Heliópolis e outros grupos.“Foi uma visita muito produtiva. Chegamos com um sonho para a Escola de Música e estamos saindo com novas ideias. Trabalhamos conjuntamente com a Secretaria de Cultura, que também contribuirá com a formatação deste projeto”, disse Juliana Guedes.

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Baccarelli, Edmilson Venturelli, recebeu o grupo. “A música é um indutor de transformação profunda. É uma ferramenta para ajudar a mudar a vida desses jovens. Queremos ver a disseminação do ensino de música para que tenhamos uma sociedade melhor. Façam da nova escola um polo de excelência e irradiação da música na escola”, disse. A visita foi acompanhada pela arquiteta Gabriela Ito, da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo e pelo maestro Daniel Bordignon.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação conta com o projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, desenvolvido em 15 escolas municipais e responsável pelo atendimento de mais de 10 mil alunos. A iniciativa está sendo administrada pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, entidade selecionada por meio do chamamento público para a gestão do projeto. Os profissionais foram selecionados e as aulas deverão ter início nos próximos dias.

O instituto teve início em 1996 com apenas 36 crianças da comunidade de Heliópolis, que ensaiavam no Auditório Baccarelli, cedido pelo maestro Silvio Baccarelli. Hoje a instituição dispõe de sede própria, distribuída em dois prédios, onde atende 1,3 mil crianças e jonvens da comunidade. No local ocorrem práticas de conjunto em 5 orquestras, 14 corais, 23 grupos de musicalização, 6 grupos de câmara e 2 cameratas, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 68 profissionais de música. A direção artística é do maestro Isaac Karabtchevsky e o patronato é o regente indiano Zubin Mehta. (Kelli Correa Brito)