Secretaria de Educação estuda regulamentação de transporte escolar

Secretaria de Educação

08 de fevereiro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste início de ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação está fazendo um estudo para a regulamentação da oferta de transporte escolar em bairros onde os alunos tenham dificuldade de chegar até a escola devido à topografia do local. A secretária de Educação, Juliana Guedes, esteve na manhã desta quarta-feira (08/02) na Vila Mathias, no Distrito de Sabaúna, que será um dos locais atendidos.

A Secretaria oferece transporte escolar para 3,1 mil alunos. “Buscamos regulamentar alguns casos que foram atendidos em anos anteriores de uma forma adicional. O objetivo é estudar cada região que se encontra nessa situação e apontar soluções de atendimento”, avalia a titular da Pasta. A Divisão de Transportes da Secretaria atende também mais de 6 mil alunos para a realização das atividades do Programa Escola de Tempo Integral, oferece passe escolar para 382 estudantes e realiza atendimento com vans adaptadas para alunos com deficiência.

O Distrito de Taiaçupeba e os bairros do Jardim Piatã e Botujuru também serão alvos deste estudo. “Estive também em Taiaçupeba e também temos um caso semelhante no Botujuru. São locais, que devido à topografia, apresentam algumas dificuldades no acesso dos alunos. Estamos verificando caso a caso, avaliando a demanda das crianças nesta situação”, explicou a secretária. A frota responsável pelo transporte escolar na cidade conta com 62 veículos próprios e 38 contratados, totalizando 100 veículos.

A oferta de transporte escolar na rede municipal de ensino segue os critérios do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), que orienta que “ao fixar o itinerário para veículos que levam e trazem crianças, deve-se evitar que elas percorram caminhadas superiores a dois ou três quilômetros até o ponto onde o veículo passa”. (Kelli Correa Brito)