Merenda Escolar promove capacitação no auditório do Cemforpe

Secretaria de Educação

01 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Cerca de 700 profissionais responsáveis pelo preparo da merenda escolar em 244 escolas e creches municipais e subvencionadas participaram do Encontro dos Manipuladores de Alimentos nesta quarta-feira (01/03), no auditório do Cemforpe. Promovido pelo Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, o evento apresentou um panorama geral do atendimento na cidade e destacou a principal meta do serviço, que é oferecer um cardápio ainda mais rico em frutas, verduras e legumes às crianças.

A abertura do encontro foi realizada pela secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. Na sequência, a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Eliana Mangini, apresentou a equipe e todos os detalhes do serviço prestado na cidade. “Este encontro tem como objetivo o aprimoramento do nosso trabalho, o esclarecimento de dúvidas e o início de uma nova etapa”, explicou.

Em Mogi das Cruzes, atualmente são atendidos pela merenda escolar 56.938 alunos em 244 pontos da cidade. Para se ter uma ideia, em 2016 foram consumidos 197.765 quilos de arroz, 75.776 quilos de feijão, 253.617 quilos de carne e 1.005.384 quilos de hortifrutigranjeiros. Entre as unidades assistidas estão as escolas de período integral, onde os estudantes recebem cinco refeições, sendo café da manhã, colação, almoço, colação e sopa. “O cardápio valoriza a faixa etária dos alunos e é equilibrado nutricionalmente com folhas verdes da época, frutas e legumes variados pra equilibrar o sabor e a apresentação dos pratos”, detalhou Elisangela Elisângela Teixeira, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.

Na apresentação, os colaboradores puderam conhecer detalhes do atendimento, desde a previsão de consumo até a entrega dos alimentos nas unidades assistidas. No almoxarifado, por exemplo, são armazenados produtos não perecíveis e há um rigoroso controle da qualidade e do vencimento dos alimentos. Estes produtos são enviados mensalmente. Semanalmente, as escolas recebem produtos perecíveis, entregues pelos próprios fornecedores, como hortirutigranjeiros, carnes e pães.

Os gêneros são adquiridos após a avaliação dos alimentos pela equipe do departamento e por meio da realização de testes de aceitabilidade nas escolas. Os membros do Conselho de Alimentação Escolar também avaliam os produtos. No local também ficam as visitadoras, responsáveis pelo acompanhamento do trabalho realizado nas escolas e creches. “O papel das visitadoras é orientar, esclarecer dúvidas e contribuir para a melhoria continua no atendimento às crianças”, pontuou Eliana Mangini.