Especialista em ensino de música destaca projeto Pequenos Músicos como exemplo

Secretaria de Educação

19 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na tarde desta quarta-feira (19/07), teve início no Ciarte, no Centro, uma formação para os 80 profissionais que atuam no projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Até sexta-feira (21/07), os profissionais terão aulas com o professor titular da Universidade Federal da Bahia, Joel Barbosa, que foi recebido pelo prefeito Marcus Melo e os secretários municipais, Juliana Guedes, de Educação e Mateus Sartori, de Cultura.

Melo destacou a importância do projeto. “Mogi está na contramão dos municípios e mantém investimentos, como o que fazemos no ensino de música. É um trabalho importante junto às nossas crianças que têm a oportunidade de aprender um instrumento e ter uma nova perspectiva de vida”, disse.  A iniciativa oferece aulas de musicalização e ensino sinfônico em 15 escolas municipais da cidade e atualmente é administrada pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.

O professor baiano ficou impressionado com o projeto mogiano. “Em Salvador temos mais de 400 escolas e em apenas oito é desenvolvido o projeto de música. Aqui temos a metade de unidades e o dobro de investimento. Com a Escola de Música, que está em projeto, é um diferencial para o país”, disse. Monitores e coordenadores do projeto participarão de uma palestra nesta quarta (19/07) e oficinas na quinta e sexta-feira (20 e 21/07).

A formação abordará o método Da Capo (em italiano “Do começo”), criado por Barbosa para o ensino coletivo de instrumentos, que incentiva a criatividade, o improviso e a composição nas aulas de música. O método é baseado na tradição musical oral brasileira. “Em Mogi, vocês já têm a experiência do ensino coletivo. A formação tem o objetivo de apresentar como podem ser trabalhados os aspectos da criatividade musical, a improvisação e composição”, disse Barbosa.

Joel Barbosa é bacharel em clarineta pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e possui mestrado (MM) e doutorado (DMA), também em clarineta, pela University of Washington em 1992 e 1994, respectivamente. Atualmente é professor titular de clarineta da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve trabalhos de ensino de instrumentos para formação de bandas em comunidades diversas. Tem atuado como clarinetista e regente de banda em diversos grupos e festivais. Foi membro da comissão de Community Music Activities da International Society for Music Education (ISME). (Kelli Correa Brito)