Caminhada irá comemorar o Dia Mundial do Autismo neste sábado

Secretaria de Educação

30 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, promoverá, neste sábado (01/04), a partir das 9 horas, uma caminhada para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril. A concentração será na Praça Coronel Benedito de Almeida, Centro.

Há cerca de 10 anos, a equipe da Emesp, juntamente com pais, responsáveis e alunos da escola, vem promovendo ações de divulgação e conscientização sobre o tema. A unidade é referência no Alto Tietê no atendimento de autistas. Neste ano, a caminhada será o diferencial do evento e tem como destino o Largo do Rosário. Haverá ainda a entrega de panfletos com informações sobre a síndrome.

O evento conta com apoio do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e a secretaria municipal de Assistência Social, e atende à Lei Municipal nº 6.939 de 11 de julho de 2014, que institui a primeira semana de abril como a Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (ONU), o autismo atinge quase 2 milhões de brasileiros e mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Em crianças, o autismo é mais comum que câncer, AIDS e diabetes.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, socialização e de comportamento do indivíduo em graus e formas em diferentes quadros de severidade. O diagnóstico precoce e atividades educacionais específicas são grandes aliados no desenvolvimento de crianças autistas. Os pais devem ficar atentos com crianças desde os primeiros meses de vida, como mostra o material que será distribuído durante a ação deste sábado. (Kelli Correa Brito)