Profissionais debatem conteúdo a ser exposto no futuro Museu Virtual da Educação

Secretaria de Cultura

10 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, reuniu-se, na tarde desta sexta-feira (10/11), com profissionais da área do patrimônio, professores e historiadores da cidade, para discutir a composição do conteúdo que será futuramente exposto no Museu Virtual da Educação. O Muve será instalado no casarão histórico da rua Coronel Souza Franco, no Centro da cidade e o prédio passa no momento por obras de restauro.

A consulta, que deve abranger outros profissionais, bem como outras áreas de atuação, visa a construção coletiva de um material que seja atrativo principalmente para crianças e jovens em idade escolar, que serão o público-alvo do museu. Por isso, além da parte teórica, também é preciso pensar em como tornar a apresentação do material lúdica e atrativa.

A proposta é contar a história e a evolução da cidade sob os mais diversos aspectos, como histórico, arqueológico, hidrográfico, ambiental, incluindo informações também de múltiplas áreas, como cultura, esporte, agricultura, entre outras.

“Precisamos definir sobre o que vamos falar dentro deste museu. Por isso, estamos fazendo essas reuniões, coletando propostas e opiniões, para que possamos apresentar o material mais completo e da forma mais interessante possível, tendo em vista nosso público-alvo, que são crianças e jovens”, destacou o secretário.

Além de Sartori, participaram do encontro desta sexta-feira (10/11) a arquiteta e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), Ana Sandim, o historiador Glauco Ricciele, o bibliotecário Auro Malaquias e o arquiteto e servidor da Secretaria de Cultura, Ubirajara Nunes. Todos deram sugestões sobre temas a serem abordados e também falaram sobre referências que podem ser utilizadas como base. 

Após a reunião, realizada no Casarão do Carmo, todos fizeram uma vistoria no casarão, para poderem visualizar melhor como funcionará o espaço interno do futuro museu. Trata-se de uma obra complexa e minuciosa, já que o objetivo é preservar e recuperar aspectos e elementos históricos da construção.

O Muve será um museu interativo e virtual. Logo, ele vai apresentar o seu conteúdo por meio de equipamentos tecnológicos. Os equipamentos a serem adquiridos e instalados, bem como os tipos de tecnologia a serem empregados, também estão em fase de discussão. 

Na mesma área onde será o Muve, foi construído um anexo, para onde será transferido o Arquivo Histórico Municipal Historiador Isaac Grinberg. O local servirá como apoio documental para pesquisas, com documentos escritos e iconográficos digitalizados. (Lívia de Sá)