Pinturas da Ordem Terceira do Carmo são tema de palestra da Jornada do Patrimônio 2017

Secretaria de Cultura

09 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Historiadores, arquitetos, estudantes de arquitetura e o público em geral interessado em patrimônio terão, no dia 19 de agosto, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as pinturas existentes na Ordem Terceira do Carmo, um dos mais antigos e importantes templos religiosos do Centro Histórico de Mogi das Cruzes.

Neste dia, o pesquisador José Roberto Almeida vai apresentar a palestra “O Portal Para o Invisível: Patrimônio, Pintura e Iconografia na Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes”, que resulta de um trabalho de pesquisa por ele desenvolvido a respeito das obras de arte feitas no interior da igreja. A participação é gratuita.

Inscreva-se

A Igreja da Ordem Terceira (esquina entre as ruas São João e Otto Unger) tem sua construção datada de 1780. É, portanto, um exemplar que remete à história colonial não só de Mogi das Cruzes, como de todo o país. Ela se destaca justamente pela pintura de seu forro, de autor desconhecido, que também pintou templos como a Matriz da Candelária de Itú e as da Ordem Terceira do Carmo da Capital de São Paulo, caracterizando a pintura paulista do período anterior ao auge do café.

A igreja possui notável retábulo em madeira entalhada, no Estilo Barroco-Rococó. O forro da nave possui pinturas ilusionistas no estilo das igrejas barroco-mineiras. Também tem destaque a pintura do forro da sacristia, de estilo apurado, com detalhes de influência asiática. Tanto ela, quanto a Ordem Primeira, são exemplares do estilo barroco paulista, em que, diferentemente do barroco de Minas Gerais, o rebuscado fica na parte interna, não externa.

Durante a palestra, que acontecerá na própria Igreja, o pesquisador vai falar sobre as pinturais atuais e as anteriores, cobertas pelas atuais, além de mostrar os resultados de um trabalho detalhado de identificação das 17 personagens religiosas pintadas no forro da nave principal da Igreja. A atividade é voltada para pessoas com idade a partir de 16 anos e faz parte da Jornada do Patrimônio 2017, evento promovido pelo Governo do Estado e que pela primeira vez está sendo realizado também em Mogi das Cruzes. São 80 vagas no total e os interessados já podem se inscrever pelo link acima.

José Roberto Almeida é graduado em Engenharia Química pela Universidade de Mogi das Cruzes. Sua segunda graduação foi em Design Gráfico pela UNIP-SP. É pós-graduado em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP e História da Arte pela Faculdade Paulista de Arte. Fez vários cursos, dentre eles, Direção de Arte, na Belas Artes-SP, Barroco Internacional Brasileiro e da América Latina, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) e Cultura Greco-Romana, também no MAS, além de diversos cursos no Museu de Arte de São Paulo, MASP.

Mais informações pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)

 

Serviço

Palestra “O Portal para o Invisível: Patrimônio, Pintura e Iconografia na Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes”

Palestrante: José Roberto de Almeida

Quando: 19 de agosto de 2017

Hora: 14h às 16h

Local: Ordem Terceira do Carmo

Público alvo: historiadores, arquitetos, estudantes de arquitetura e público interessado em patrimônio

Idade: a partir de 16 anos

Vagas: 80