Parcerias garantem economia de R$ 400 mil em 2018 à Secretaria de Cultura

Secretaria de Cultura

02 de janeiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo fomento de ações culturais em seus mais diversos segmentos, praticou economia da ordem de R$ 400 mil em 2018, em razão de parcerias na realização de eventos e intervenções artísticas. Foram, ao todo, mais de 20 iniciativas realizadas com apoio do Governo do Estado, Governo Federal e também coletivos da cidade.

Entre as ações realizadas em parceria com o Governo do Estado, estão 12 espetáculos apresentados por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), que reuniram público total de 1.500 pessoas e nove espetáculos com apoio do programa Circuito Cultural Paulista, que tiveram público de 1.200 espectadores.

A Secretaria de Cultura mantém ainda parceria com o programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, que garantiu em 2018 a exibição de 14 filmes todas as quartas-feiras, com sessões às 15h e às 19h, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes.

O programa Pontos MIS também foi responsável pela realização de sete das 15 oficinas oferecidas ao público mogiano em 2018. A estimativa é que 365 pessoas no total tenham participado das atividades, que abordaram linguagens como cinema, técnicas de iluminação, danças urbanas, capoeira, teatro e participação em editais de fomento.

Outra ação realizada em parceria com o Estado foi a Jornada do Patrimônio, que teve sua segunda edição em 2018. A programação contou com visitas monitoradas a museus da cidade, ao Cemitério São Salvador, a edifícios de destacado valor histórico, bem como palestra e uma exposição de arte sacra.

Há de se citar ainda a vinda da carreta do Museu Catavento ao Parque da Cidade no mês de outubro, que foi uma ação inédita e a realização do Ciclo de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, em novembro.

Além disso, Mogi das Cruzes recebeu a 11ª edição da Virada Cultural Paulista, que reuniu público de 17 mil pessoas, entrando para o ranking dos eventos com maior público do ano.

Já nas parcerias com o governo federal, o destaque ficou com a I Bienal Funarte de Bandas de Música, que foi realizada juntamente ao Painel Funarte de Bandas de Música, em novembro. Ambos tiveram 338 participantes inscritos, de seis estados do país, entre maestros, regentes, gestores, produtores, instrumentistas, educadores e demais profissionais ligados à bandas de música de todo o país.

O ano também contou com diversos programas e eventos realizados em parceria com coletivos artísticos da cidade, como o Terças Literárias, a Roda de Choro do Seu Julinho, o Vozes do Berimbau, o Fórum Mogiano LGBT, a Semana do Artista Plástico, o 11º Festival Mogi das Cruzes em Dança, a 1ª Mostra CineHalloween, a 5ª edição da Feira Literária Serra do Itapety, o 6º Festival de Culturas Negras, a 5ª Cantata de Natal e o Festival da Juventude 2018.

EMAM E PROFAC

O Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), primeiro estúdio público de gravações da cidade, teve projetos de destaque em 2018, como o lançamento de um CD com 19 em faixas em comemoração aos três anos do estúdio e também um CD com enredos das escolas de samba de Mogi das Cruzes que vão participar do Carnaval 2019.

Atualmente o EMAM está com doze projetos em fase de finalização e alguns deles devem ser lançados ao longo da programação do Festival de Verão 2019, que começa no dia 19 de janeiro.  

O Programa Municipal de Fomento à Arte e Cultura (PROFAC) também rendeu bons frutos em 2018, com dois períodos de inscrições para editais, que beneficiaram diretamente três territórios culturais independentes - Casarão da Mariquinha, Galpão Arthur Netto e Escola de Artes AJPS e três projetos integrantes da agenda cultural do município - a 9ª Mostra de Teatro de Mogi das Cruzes - Tablado, a 4ª Semana de Danças Urbanas e a 4ª Semana do Hip Hop.

Maior público

Os eventos que tiveram maior público em 2018 foram a Expo Mogi 458 anos, com 53 mil pessoas, o 10º Festival de Inverno Serra do Itapety, que teve público de 23 mil pessoas, o 4º Food Truck Solidário, que é comandado pelo Fundo Social de Solidariedade e atraiu 22 mil pessoas, a Virada Cultural Paulista (17 mil pessoas), o 5º Festival de Verão (15 mil pessoas) e o Circuito Sesc de Artes no Parque da Cidade (10 mil pessoas).

Para o primeiro trimestre de 2019 estão confirmados eventos como o 6º Festival de Verão (19/01 a 09/02), a 4ª Semana de Danças Urbanas (7 a 15 de fevereiro), o retorno do Carnaval Mogi das Cruzes (3 e 4 de março), o Festival da Canção, que já recebe inscrições, mas vai acontecer efetivemente nos dias 22 e 23 de março e a 7ª Mostra de Artes Plásticas “Olhar Feminino”, que deve ocorrer entre os dias 8 e 30 de março. (Lívia de Sá)