Com público de 23 mil pessoas, Festival de Inverno Serra do Itapety tem mais uma edição de sucesso

Secretaria de Cultura

31 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Festival de Inverno Serra do Itapety 2017, que se encerrou neste último domingo (30/07), atraiu um público total de 23 mil pessoas. O evento ofereceu, ao longo de 30 dias, um total de 67 atrações, sendo 60 locais e sete de fora e mobilizou 1.010 artistas, sendo 980 de Mogi das Cruzes e 30 de outras cidades. Por isso, para a Secretaria de Cultura, esta pode ser considerada como mais uma edição de sucesso.

Uma das novidades, que serviu como destaque deste ano, foi a utilização da Arena Maestro Gaó, no Parque da Cidade, como um palco do festival. De acordo com a Secretaria de Cultura, o público presente foi assíduo e interessado, o que comprova que este é mais um espaço cultural com potencial na cidade. A estrutura foi inaugurada no final do ano passado, juntamente ao parque e as atrações lá ocorridas pela programação do Festival de Inverno foram sempre aos domingos de manhã, aproveitando o movimento natural que o local recebe aos finais de semana.

Outro destaque, ainda segundo a Cultura, foi o segmento do audiovisual, que esteve representado em diversas atividades e atrações da agenda do festival. Foi realizada, por exemplo, apresentação do Cine Concerto, com a banda sinfônica escolar da Escola Municipal Professora Noemia Real Fidalgo, houve a inédita apresentação na cidade do pianista e cineasta Tony Berchmans, que sonorizou ao vivo o filme “O Circo”, de Charles Chaplin, e foi realizada também a segunda parte da oficina de cinema, com a atriz Eliana Fonseca, novamente um sucesso de público.

Outra ocupação que chamou a atenção da Secretaria de Cultura foi o Largo do Carmo, onde foi montada, nos dias 22 e 29 de julho, a Feira de Antiguidades. A atividade, que reuniu artesãos e empreendedores de rua, deu nova vida ao espaço, gerando renda para os profissionais da área cultural e também ofertando mais um espaço de encontro e convívio entre os mogianos.

A participação dos grupos geridos pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, com interface das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, também se destacaram. Além de oito apresentações ao longo da programação, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que é parte do projeto, apresentou-se no último sábado (29/07), na 48ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, com grande público. Foi a primeira vez que um grupo oriundo dos projetos de educação musical de Mogi das Cruzes é convidado a tocar neste, que é o maior festival de música clássica da América Latina.