Banda Francisco, el Hombre se apresenta nesta sexta-feira no Theatro Vasques

Secretaria de Cultura

29 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Nesta sexta-feira (31/03) o Theatro Vasques será palco para mais uma atração do programa Circuito Cultural Paulista. É o show da banda Francisco El Hombre, um grupo de rock que mistura estilos populares das Américas, Europa e África. Formada em 2013 pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros, Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, mais três membros brasileiros de nascença, a banda se autodefine como uma fusão entre a batucada e a música latina e traz, portanto, uma proposta diferenciada. A apresentação é gratuita e começa às 20 horas.

A formação oficial da banda se deu quando os dois irmãos mexicanos fixaram residência no Brasil, mais especificamente na cidade de Campinas (SP). O nome do grupo foi inspirado em uma figura de mesmo nome do folclore colombiano, conhecida por tocar acordeão pelas ruas da cidade. O primeiro EP veio já em 2013, com o título Nudez. Em 2015, com duas turnês sul-americanas na bagagem, lançaram la Pachanga!, o segundo EP, com seis faixas autorais.

Em 2016 iniciaram uma campanha, por meio da qual pretendiam financiar um documentário sobre Cuba e aproveitaram a viagem à capital Havana para participar do Festival América por Su Música – AMPM. No meio do ano, também fizeram uma turnê latino-americana. Em setembro do ano passado, lançaram o primeiro álbum completo, denominado “Soltasbruxa”. Produzido por Zé Nigro e com participações de Liniker e Apanhador Só, o novo trabalho poder ser definido como uma síntese da experiência que tiveram tocando na estrada. O CD também contém abordagem política, com letras em que são tratados temas como o machismo.

Este é o CD que será apresentado ao público mogiano nesta sexta-feira. São ao todo 13 faixas. Além dos irmãos Mateo e Sebastián, estão na formação atual da banda Juliana Strassacapa (vocal e percussão), Andrei Martinez Kozyreff (guitarra) e Rafael Gomes (baixo e vocal de apoio). Os interessados devem chegar ao Vasques com uma hora de antecedência, para garantir a retirada de ingressos.

O Theatro Vasques fica na rua Dr. Corrêa, 515, no Centro Histórico. (Lívia de Sá)