Palestra e Apresentação Inclusiva lembram o Dia da Pessoa com Deficiência

Secretaria de Assistência Social

08 de dezembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, nesta sexta-feira (08/12), a palestra motivacional "Enxergando Além do Olhar", ministrada pelo deficiente visual Ricardo Pedroso. O evento reuniu servidores municipais que prestam atendimento ao cidadão com objetivo de sensibilizar a equipe sobre situações do cotidiano.

O foco da atividade está no atendimento inclusivo. “Foi um momento muito importante de reflexão e uma excelente oportunidade para orientar nossas equipes sobre como lidar com as diferenças de acessível e descontraída”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

Outra atividade programada para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é a 2ª Apresentação Cultural Inclusiva, que será realizada nesta terça-feira (12/12), a partir das 14 horas, no auditório do Cemforpe. Para repetir o sucesso registrado no ano passado, o evento reunirá crianças, jovens e adultos com deficiência assistidas por entidades sociais parceiras do município para mostrarem seus talentos artísticos.

O público poderá conferir apresentações de teatro, música e dança com objetivo de divulgar um pouco do trabalho desenvolvido pelas instituições que atuam no segmento e outras iniciativas importantes da cidade. Entre as entidades participantes estão o Lions Club Itapety, Asete – Associação Social para Educação e Tratamento dos Excepcionais, Centro de Paradesporto, Ebenezer, Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Professora Jovita Franco Arouche, Apae – Associação de Pais e Amigos do Excepcional, Tradef – Trabalho e Apoio ao Deficiente, Grupo de Apoio aos Portadores de Esclerose Múltipla (Gatem) e Diretoria Regional de Ensino.

O trabalho de inclusão social é prioridades da Administração Municipal. Na última semana, o Parque Leon Feffer, em Braz Cubas, ganhou um conjunto de brinquedos inclusivos doados pela empresa de panificação Bimbo. O projeto tem como objetivo oferecer qualidade de vida e acessibilidade às crianças com deficiência, na faixa etária de 3 a 12 anos. A área conta agora com um balanço frontal, um gira-gira, um carrossel e uma gangorra, todos adaptados para cadeirantes.

Entre outras conquistas estão a unidade da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), que realiza procedimentos diversos como sessões de Fisioterapia Solo, Fisioterapia Aquática, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Serviço Social e Enfermagem. Outros avanços foram a construção do primeiro Ginásio de Paradesporto da região, no bairro do Rodeio, a frota de ônibus adaptada e a implantação das novas avenidas construídas seguindo os preceitos de acessibilidade, como as avenidas Yoshiteru Onishi e Júlio Simões.