Eventos lembram o Dia da Consciência Negra com apresentações de música e dança

Secretaria de Assistência Social

28 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

No mês de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social promove uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, por meio de rodas de conversas e intervenções artísticas com apresentações de música, poesia, dança e trabalhos em grupo.

As unidades do Cras – Centro de Referência da Assistência Social Jundiapeba I, Jundiapeba II e Vila Brasileira e dos Creas - Centro de Referência da Assistência Social Centro e Braz Cubas promovem nesta sexta-feira (30/11) o VII Evento da Consciência Negra, que neste ano abordará o tema “Vidas Negras Importam”. O encontro será realizado a partir das 13h30 na Associação Beneficente Árvore da Vida, que fica na rua Massaru Sekim, nº 10, na Volta Fria.

A Ação Comunitária já faz parte do Planejamento Anual do Cras Jundiapeba I, realizado desde 2012 para lembrar o Dia da Consciência Negra. Nesta edição, assim como nos dois últimos anos, a ação contará com a participação dos Cras Vila Brasileira, Jundiapeba I e Jundiapeba II e dos dois Creas, além de outros serviços da Rede Socioassistencial.

O objetivo é discutir uma temática recorrente no cotidiano dos equipamentos para fortalecer, ampliar e valorizar a cultura africana, reconhecendo, significando e ressignificando as identidades, oferecendo uma oportunidade de visibilidade ao tema.

A Ação Comunitária é um trabalho social com a perspectiva de refletir às questões de raça e etnia, como forma de fortalecer o empoderamento, a construção de identidades positivas, a valorização da diversidade, a participação social e a defesa coletiva da dignidade e dos direitos deste segmento.

O evento contará com um sarau e apresentações de poesia, música e dança das famílias que participam dos Cras, com a participação de públicos de diversas faixas etárias, fortalecendo também o caráter intergeracional das ações da Assistência Social.

O mesmo conceito vem sendo realizado pelo Sarau das Pretas, que para esse ano programou duas grandes intervenções artísticas, com apresentações de dança, música e poesia. O primeiro foi realizado no último dia 21, no Cras Vila Nova União e Ceu das Artes da Vila Nova União. O segundo está marcado para a próxima quarta-feira (05/12), das 13 às 16 horas, no Cras Centro.

 

Próximos eventos em comemoração à Consciência Negra

30.11.2018 (sexta-feira) – VIII Evento da Consciência Negra

Local: Associação Beneficente Árvore da Vida

Rua Massaru Sekim, nº 10, Volta Fria

Horário: a partir das 13h30

05.12.2018 – (quarta-feira) - Sarau das Pretas

Local: Cras Centro

Praça Flavio Furlan – Terminal Central

Horário: das 13 às 16h30