Comitê Gestor unificado realiza primeira reunião do ano nesta terça (8)

Secretaria de Assistência Social

03 de janeiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade
Mogi das Cruzes investe em ações de incentivo e cria mais empregos que a média nacional (Divulgação/PMMC)

O Comitê Gestor dos Programas Prefeito Amigo da Criança e Criança Feliz - Primeira Infância do SUAS realizará na próxima terça-feira, dia 8 de janeiro, sua primeira reunião ordinária do ano. O decreto municipal 17.813, de 5 de novembro de 2018, instituiu e unificou os comitês dos dois programas, que já realizavam suas ações em grupos separados. Com os objetivos em comum, o município optou pela unificação dos grupos gestores e, com isso, as reuniões ordinárias serão realizadas mensalmente durante este ano, além dos trabalhos realizados pelas comissões instituídas.

A nova proposta traz um conjunto de atividades em favor da criança e do adolescente, como o aperfeiçoamento da rede de proteção; o desenvolvimento das políticas públicas de forma planejada; a realização de processos apuração do orçamentário destinado; a qualificação das políticas de atendimento à primeira infância; além do fortalecimento das relações entre Executivo, Judiciário e organizações sociais articulados com a rede de proteção integral.

O Comitê tem trabalhado desde 2017 em ações voltadas ao segmento da criança e do adolescente. Entre elas, estão a laboração de projeto para fomento de ações em prol da infância e adolescência por organizações do município; a realização do Seminário de Mobilização para elaboração do Plano Municipal para Infância e Adolescência; além de oficinas temáticas para levantamento de situações problemas para compor o Plano Municipal para Infância e Adolescência.

Outras iniciativas são o planejamento de ações para ampliar a captação de recursos para o Fundo Municipal para Infância e Adolescência (como a criação de folders, banners e simplificação da informação de doação do imposto de renda), a análise de indicadores do município para identificação de possíveis pontos de melhoria, bem como o projeto para criação de grupos territoriais visando o fortalecimento da rede de serviços e ampliação da articulação insersetorial.

O Comitê é composto por representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Transportes, Gestão, Agricultura, Governo, Cultura, Finanças, Desenvolvimento Econômico e Social, Esportes e Lazer, Segurança, Verde e Meio Ambiente, Coordenadorias de Habitação e de Comunicação, assim como do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal de Assistência Social (Comas)

Ações práticas

As ações do Comitê seguem as diretrizes do Programa Prefeito Amigo da Criança, instituído pela fundação ABRINQ e ao qual o município realizou adesão em 2017, bem como do Programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social.

O Programa Criança Feliz - Primeira Infância do SUAS tem por objetivo o desenvolvimento infantil, por meio da estimulação das crianças em seus primeiros anos de vida, fortalecendo os vínculos afetivos e o papel da família nos cuidados, na proteção e na educação de crianças.

Está implantado em nosso município desde fevereiro de 2018 em parte dos territórios de abrangência dos CRAS Jundiapeba I e CRAS Jundipaeba II, nos bairros de Jundiapeba e Nova Jundiapeba. O programa realiza o atendimento as gestantes e crianças de 0 a 3 anos incompletos beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de 0 a 6 anos incompletos beneficiárias do Benefício de Prestação Continua da LOAS.

Desde sua implantação houve notável fortalecimento da rede local, por meio de de fluxos de referência e contrareferência com os equipamentos de rede socioassistencial e com a comunidade.

A participação do Comitê Gestor tem poder de decisão nas ações do Programa Criança Feliz e é fundamental no atendimentos das demandas levantadas e nas visitas domiciliares feitas pelos agentes do programa, fortalecendo assim o vínculo das famílias com os serviços oferecidos pelo município.