Mistura Mogiana fará terceira degustação pública neste sábado (9/3), com novas receitas e jurados

Coordenadoria de Turismo

08 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, promoverá neste sábado (9/3) a terceira degustação pública. O evento será realizado no Parque Leon Feffer, a partir das 11 horas, e é aberto ao público, com novas receitas concorrentes e jurados. Os pratos selecionados participarão da etapa final, marcada para o dia 16 de março, ao lado dos concorrentes selecionados nos dias 24 de fevereiro e 2 de março. As pessoas presentes receberão senhas e farão a degustação dos pratos.

Os concorrentes e os pratos deste sábado (9/3) serão Solange Anastácio (pastel shimeji com torresmo), Henry Nicoliche (tostada com mix de cogumelos, sour cream, raspas de limão siciliano e tomilho), Vinícius Antonio Zanetti Garcua (lasanha de cogumelos), Tainá Caroline Paiva de Oliveira (antepasto de cogumelo Porto Belo), Elisângela Silva (bolinho de arroz refogado de shimeji e ora-pro-nóbis com molho de caqui), Pedro Paulo de Oliveira Carminatti Barbero (torta de caqui com cream cheese), Fernando Henrique da Silva Ferreira (torta de limão com cambuci e calda de grumixama), Terezinha Madalena Ângelo (caqui em calda).

Já os jurados da terceira degustação serão Bruno Torres (empresário, sócio e co-fundador do Caqui Bistrô, Trattoria Bruno e Confeitaria Caqui), Camila Castanho (bióloga, professora, especialista em interdisciplinaridade e educação para sustentabilidade, além de criadora da metodologia Culinária do Saber), Catia Daher (nutricionista e sócia-proprietária da Culinária do Saber), Átila Ornellas (formado em gastronomia pela FAMESP e pós-graduado em confeitaria e panificação pela Anhembi Morumbi, além de chef exclusivo do Espaço Offer) e Rodrigo Cordeiro (tecnólogo em Agronegócio, especialista em Desenvolvimento de Turismo Rural e Produtor Rural). 

O Mistura Mogiana é realizado no espaço de eventos existente no Leon Feffer e conta com barracas onde foram expostos alimentos típicos da região, como caqui, nêspera e shimeji. Esses produtos são utilizados nas receitas preparados pelos concorrentes. 

Além da apresentação das receitas para degustação pública, o Festival conta ainda  com apresentações artísticas. O Mistura Mogiana também dará origem a um livro, que será um roteiro cultural e gastronômico de Mogi das Cruzes, trazendo informações sobre receitas feitas com produtos locais e típicos. Outro objetivo é estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da cidade – premiando um cardápio que reconhece os talentos locais.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo.

Palestras

O 1º Festival Gastronômico Mistura Mogiana oferece ainda palestras aos interessados. Elas acontecem nas sextas-feiras que antecedem as degustações públicas e são realizadas no Auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550), com limite de 30 vagas por palestra. Para se inscrever, basta acessar um link (clique aqui). Para esta sexta-feira, dia 8, os interessados podem assistir às seguintes palestras:

    • Tema: Faça suas vendas decolarem / Horário: 14h / Palestrante: Gustavo Nunes - SEBRAE
    • Tema: Trilhando uma vida com coragem e determinação / Horário: 15h / Palestrante: Flávia Batista
    • Tema: Empreender em Tempos de Crise / Horário: 16h / Palestrante: Bruno Torres
    • Tema: A importância da produção agroecológica e panc's para a gastronomia marcante / Horário: 17h / Palestrante: Rodrigo Cordeiro da Silva - Tecnólogo em Agronegócio, especialista em Desenvolvimento de Turismo Rural, Produtor Rural