Mogi das Cruzes recebe Prêmio Governador Franco Montoro por boa pontuação no Programa Município Verde Azul

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

14 de dezembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A premiação do Programa Município Verde Azul, realizada quarta-feira (13/12), no Palácio dos Bandeirantes, rendeu uma boa notícia para Mogi das Cruzes. A cidade recebeu o Prêmio Governador Franco Montoro como o município que obteve a maior nota de toda Bacia do Alto Tietê no programa. Foram 72,71 pontos, a maior pontuação já obtida por Mogi nos 10 anos de história do Município Verde Azul. A certificação total não veio - eram necessários 80 pontos - , mas o resultado mostra que Mogi está no caminho certo rumo à conquista.

"Avançamos muito e este foi o nosso melhor resultado até agora. Recebemos as duas certificações prévias este ano graças a ações implementadas que justificaram esse crescimento na pontuação. Queremos uma cidade com crescimento e desenvolvimento, mas sempre mantendo o respeito à natureza e com iniciativas ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Esse equilíbrio é fundamental para que a população tenha qualidade de vida", afirmou o prefeito Marcus Melo, que esteve em São Paulo e recebeu o prêmio.

O Programa Município Verde Azul é uma iniciativa do Governo do Estado que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente e Interlocutor do Programa Município Verde Azul, Daniel Teixeira de Lima, fez uma avaliação positiva do resultado obtido por Mogi. De acordo com ele, a Bacia do Alto Tietê é formada por 37 municípios da Região Metropolitana (com exceção de Guararema e Santa Isabel). "Demos um salto fundamental na gestão ambiental de nossa cidade. Programas como Mogi Mais Verde, o Junho Verde e o Recicla Mais Mogi fizeram com que toda a cidade se envolvesse em busca não apenas da certificação, mas de uma melhor qualidade de vida. Destaco a participação de toda a população mogiana, toda a Prefeitura e seus servidores que se engajaram. Hoje somos referência em toda Bacia do Alto Tietê, o que muito nos orgulha. Em 2018, vamos seguir rumo à plena certificação", apontou.

Para isso, complementa o secretário, o prefeito Marcus Melo criou um Grupo de Trabalho Interssecretarial, coordenado pela diretora de Meio Ambiente, Patricia Cesare, interlocutora suplente, que destacou este trabalho de todos e o apoio de toda a Prefeitura. “Este comprometimento nos fez saltar da 132ª para a 66ª posição no Estado, o que mostra que estamos no rumo certo", completou.

Histórico

Ao longo deste ano, Mogi das Cruzes recebeu duas certificações dentro do programa. A primeira ocorreu no dia 8 de junho, durante o 1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do programa, que foi realizado no Cemforpe, e a segunda veio no dia 22 de setembro, em Rio Claro.

Para a avaliação dos municípios que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabelece critérios de avaliação que resultam nas pontuações de cada cidade. (Marco Aurélio Sobreiro)