Mogi das Cruzes ultrapassa 18 mil novos empregos gerados desde 2021, segundo dados do Caged

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

22 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes já tem um saldo positivo na geração de empregos que ultrapassou a marca de 18,3 mil novos postos de trabalho - este acumulado vem desde 2021. 

O total de 18.393 novos empregos foi alcançado com o resultado dos meses de janeiro e fevereiro de 2024, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal.  Só neste 1º bimestre, foram 1.967 novos postos de trabalho com carteira assinada em Mogi das Cruzes. 

Os números de janeiro e fevereiro deste ano foram o melhor resultado alcançado por Mogi das Cruzes na geração de empregos nos últimos cinco anos. O índice de 1.967 novos postos de trabalho é 28,65% maior que o saldo registrado em 2022, que até então era o melhor do levantamento, e 46,68% superior a 2020.

“Este resultado positivo é reflexo das iniciativas que adotamos na Prefeitura de Mogi das Cruzes, como os programas de incentivo voltados à geração de oportunidades de emprego, apoio ao empreendedorismo e à formação e capacitação. Logo em 2021 tomamos medidas para minimizar os efeitos negativos da pandemia da Covid-19 no setor econômico. Além de ações na Saúde e Assistência Social, criamos o Auxílio Empresarial Mogiano, que injetou mais de R$ 500 mil na economia local e ajudou pequenas empresas da cidade a manter seus funcionários empregados”, lembrou o prefeito Caio Cunha. 

Ações

A Prefeitura desenvolve ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o Promae e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.

Os reflexos positivos destas medidas foram constatados nos últimos três anos - Mogi voltou a liderar a geração de empregos no Alto Tietê. Também neste  período, 19,1 mil novas empresas vieram para a cidade, que chegou à marca recorde de 54,9 mil negócios instalados.

A empregabilidade foi impulsionada ainda pela colaboração entre os setores público e privado, com programas de capacitação e intermediação de mão-de-obra. Além destas ações, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho, foi criado o programa Mogi Conecta Emprego, que possui unidades localizadas nos terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba.

As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e no CIC. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br.

“A cidade segue como um local atrativo para investimentos, mantendo nossa economia forte e aquecida, Mogi das Cruzes é propulsora de empregos e a atual gestão municipal segue trabalhando para que cada vez mais oportunidades sejam geradas aqui na cidade para os mogianos”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.