UPA do Rodeio realiza 223 mil atendimentos em dois anos de atividades

Secretaria de Saúde

16 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr. Manoel Maisette Salgado, no bairro do Rodeio, realizou 223.777 atendimentos em dois anos de atividades, sendo 186.756 atendimentos de clínica médica, 22.907 de pediatria e 14.114 de enfermagem. Deste total, 1.512 pacientes foram transferidos para hospitais, o que corresponde a 0,7%, e 7.694 permaneceram em observação na própria unidade por até 24 horas (3,4%).

Estes e outros números foram apresentados nesta tarde de quinta-feira (16/11), durante evento em comemoração ao 2º Aniversário da UPA. Na oportunidade, o prefeito Marcus Melo destacou a relevância do serviço prestado à população. “Foram 223 mil atendimentos e pouquíssimas transferências, o que comprova o alto índice de eficiência da unidade e a importância do atendimento de urgência e emergência”, afirmou.

Em dois anos de atividades, a UPA também realizou 106.88 exames diagnósticos, dos quais 75.189 exames de análises clínicas, 26.673 exames de imagens e 5.022 eletrocardiogramas. De forma espontânea, a unidade recebeu 4.990 elogios ao longo de 24 meses de atendimento, o que representou 87% das manifestações públicas referentes à unidade. “A qualidade do atendimento é uma prioridade nos equipamentos de saúde e uma das metas para a UPA do Rodeio é buscar a certificação da ONA”, adiantou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Do total de atendimentos realizados em dois anos, 4.667 declararam possuir convênio particular e 6.286 confirmaram residir em outros municípios. Atualmente, a unidade conta com 170 colaboradores (89 funcionários diretos e 81 terceirizados). "Os resultados indicam que a unidade está cumprindo o seu papel dentro da saúde pública da cidade e funcionamento de forma complementar aos outros serviços", afirmou o vereador Francisco Bezerra, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

A UPA funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender casos de urgência e emergência para crianças e adultos, como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido, eficiente e com resolutividade. O mesmo padrão de qualidade é ofertado na segunda unidade da UPA 24 horas a cidade, que completará um ano de atendimento em dezembro, no bairro do Oropó.

As UPAs estão ligadas ao Sistema Integrado de Saúde (SIS), que foi implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2010 para agilizar o atendimento e modernizar o sistema de gestão de saúde na cidade. A UPA 24 horas fica na avenida Pedro Romero, s/nº, ao lado da AACD.