Reforma do PAC Central começa neste semestre e terá investimento de R$ 317 mil

Gabinete

29 de abril de 2017
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Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciará neste semestre a reforma da unidade central do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) para melhoria da qualidade dos serviços e das condições de trabalho dos servidores.

O anúncio foi feito pelo prefeito Marcus Melo, na quinta-feira (27/04), durante reunião com os funcionários dos PACs sede, Braz Cubas e Jundiapeba.

Também nesta terça, a PS Engenharia apresentou o menor valor no processo licitatório para a definição da empresa: R$ 317 mil, abaixo, portanto, dos R$ 390 mil previstos inicialmente para a obra.

“Vamos reformar o PAC para que fique melhor para vocês trabalharem e também para o cidadão que procura o serviço. Vocês que estão no atendimento todos os dias sabem o que precisa ser melhorado, por isso, muito do que será feito é com base nas sugestões dos servidores”, disse o prefeito.

Na reestruturação, o setor passará a funcionar em área fechada com vidros e terá ar condicionado. Serão construídas três salas para o Procon, duas delas para audiências de conciliação; salas para coordenação do PAC, de atendimento e de convivência.

O projeto inclui a substituição do piso elevado, rampas e piso podotátil para garantia de acessibilidade, e troca de instalações elétricas, hidráulicas, de lógica e telefonia.

“Até o fim de maio devemos assinar o contrato com a vencedora e emitir a ordem de serviço em junho. As obras devem ser realizadas em três meses e incluirá melhorias na Ciemp (Central Integrada de Emergências Públicas)”, explica o secretário municipal de Gestão Pública, Marcos Regueiro.

Na Ciemp, serão construídos vestiários feminino e masculino, copa e salas de rádio e de supervisão.

Atendimento

As três unidades do PAC de Mogi das Cruzes prestaram, em média, 1.920 atendimentos por dia no primeiro trimestre deste ano (considerando somente os dias úteis). Em números absolutos, foram 121.461 atendimentos, cerca de 15% a mais que os 105.461 do mesmo período de 2016

A média mensal dos três primeiros meses deste ano é de 40.413 atendimentos, dos quais 35.078 (86,8%) foram no PAC Central. Os serviços mais solicitados foram os do Semae, com média mensal de 9.764, e do IPTU, que teve 9.288 procuras.

A média diária do primeiro trimestre de 2017 também é superior às dos quatro anos anteriores, que ficaram entre 1.180 (2013) e 1.756 (2016).