Marcus Melo apresenta trabalho de inovação mogiano no Consulado de Israel

Gabinete

21 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo esteve na tarde desta quinta-feira (21/03) no Consulado de Israel, na capital paulista, para apresentar os projetos mogianos sobre empreendedorismo de inovação e tecnologia e trocar experiências em ações nestes segmentos. O objetivo da visita foi desenvolver parcerias entre o País e Mogi das Cruzes no fomento às startups e no desenvolvimento de novas tecnologias, não só para o poder público, mas também para as empresas mogianas.

“Encontramos na tecnologia e na inovação um grande potencial para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes e o Consulado se impressionou com os resultados que alcançamos em pouco tempo. É o início de um tratamento de cooperação e aprendizado para nós com esta referência na tecnologia mundial”, disse o prefeito Marcus Melo. Estiveram na visita Celio Fabiano, membro do Alto Tietê Valley, Rodrigo Garzi, coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes e os assessores de Gabinete, Martin Mikl Jr e Guilherme Server.

Israel é berço de grandes empresas de tecnologia. A comitiva mogiana foi recebida pelo Cônsul de Negócios Econômicos de Israel, Itzhak Reich e a diretora de Desenvolvimento de Negócios, Luciana Detoni. “Foi um prazer receber a comitiva de Mogi das Cruzes. A cidade apresenta um grande potencial para investimentos em tecnologia, ficamos impressionados com o trabalho do Polo Digital e do Alto Tietê Valley. Estamos ansiosos para os próximos encontros para que possamos conversar novamente e fazer parcerias”, disse Reich.

Foram apresentados os projetos desenvolvidos pelo Polo Digital de Mogi das Cruzes, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social e a Comunidade Alto Tietê Valley, que reúne startups e empreendedores da região. Mogi das Cruzes se tornou referência no empreendedorismo de inovação e consolidou seu ecossistema de inovação, que conta com o Polo Digital, o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia – CMIT, o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia – FMIT e a recém-inaugurada Escola de Empreendedorismo e Inovação.

Em fevereiro foi realizado o primeiro hackathon, maratona de programação sobre temática da segurança pública e dez startups estão incubadas no Polo Digital, recebendo mentoria e suporte para desenvolver o seu negócio. Está em andamento, a quarta edição do programa de treinamento com 14 palestras com empreendedores e especialistas do setor de tecnologia e empreendedorismo de inovação.

Mogi das Cruzes recebeu o convite em janeiro deste ano para participar do programa Municípios Inovadores, organizado pelo Brazil Lab, o principal HUB de inovação voltado para startups de GovTech e a Frente Nacional de Prefeitos  (FNP). O Polo Digital participou da mentoria aos projetos e também esteve presente na banca de avaliação para selecionar as seis startups que participarão do Demo Day, que será no dia 28 de março e contará com a presença do prefeito Marcus Melo. (Kelli Correa Brito)