Educadora Zilma Ramos participa de formação de diretores e vice-diretores de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

27 de março de 2017
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A educadora Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, referência nacional em educação da primeira infância, participou nesta segunda-feira (27/03), no Bloco Didático do Cemforpe, do último encontro presencial da formação "Práticas de Gestão Escolar" voltada para diretores e vice-diretores de escolas municipais de Mogi das Cruzes e realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.  As cinco turmas foram divididas nos períodos da manhã e tarde.

A formação, coordenada pela educadora, teve início em maio de 2016 e atendeu gestores dos segmentos de educação infantil e ensino fundamental. “Este é um tema muito atual que exige bastante trabalho e foi muito bem recebido pelos gestores. O objetivo foi plenamente atingido com a realização de planos de gestão segundo concepções mais contemporâneas. Hoje eles fizeram uma análise dos planos que foram entregues”, disse Zilma.

A educadora é professora livre-docente aposentada da Universidade de São Paulo (USP), coordenadora do curso de especialização em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação (ISE) Vera Cruz e consultora do Ministério da Educação (MEC) na definição da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Zilma destaca a organização e o investimento em formação na rede municipal de Mogi das Cruzes. “O sistema está muito bem organizado e olhando de frente a questão das aprendizagens, o que é muito importante. Muitos estão fazendo formação continuada, então são sinais positivos”, observou.

Nesta segunda-feira, a professora apresentou aos diretores e vice-diretores uma retomada do significado da função do gestor na escola moderna com os desafios de hoje. “Um grande desafio é o de promover as aprendizagens básicas como direito dos alunos. É uma mudança de concepção, a aprendizagem é um direito da criança. O segundo é trabalhar com a ideia de gestão democrática e a terceira, a avaliação participativa, uma avaliação que reúne os olhares de todos, família, alunos, professores”, disse. (Kelli Correa Brito)