Departamentos de análise de projetos atenderão com dia e hora marcada a partir de agosto

Secretaria de Urbanismo

20 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A partir do dia 1º de agosto, as equipes técnicas do Departamento de Licenciamento de Obras Particulares e da Divisão de Parcelamento do Solo passarão a realizar o atendimento aos cidadãos e profissionais da área de construção com dia e horário previamente agendados. O objetivo é oferecer atendimento personalizado e, com isso, agilizar o andamento dos processos.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explica que o agendamento faz parte de um processo de modernização da pasta, que teve início no começo deste ano. Ele lembra que o primeiro passo neste sentido foi o aumento dos dias de atendimento ao público. Desde o dia 6 de fevereiro, as pessoas são atendidas diariamente, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Os balcões ficam no segundo andar do prédio da Prefeitura (avenida Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro Cívico).

“Mogi das Cruzes está crescendo rapidamente e o volume de obras particulares que estão em projeto ou em andamento é muito grande. Nosso atendimento era feito duas vezes por semana, em cada um dos setores, mas melhorou muito desde que passou a acontecer diariamente. Nossa próxima etapa será o agendamento, que vai dinamizar ainda mais os serviços a partir de agosto”, explica. Por dia, os dois departamentos recebem uma média de 200 pessoas, das quais 130 são pessoas em buscas de informações e 70, profissionais como engenheiros e arquitetos.

O secretário lembra que a tecnologia é uma ferramenta importante no processo de modernização e, por isso, a solicitação de agendamento e atendimento ocorrerá por meio da página da Secretaria de Planejamento, no site da Prefeitura. O link será disponibilizado nos próximos dias.

“Todas as dúvidas, perguntas e questionamentos referentes aos processos protolocados na secretaria, bem como dúvidas relacionadas à aprovação de projetos, alvarás e certificados de conclusão de obras serão atendidas pela equipe técnica da pasta exclusivamente pelo novo sistema de agendamento”, prosseguiu o secretário.

O Departamento de Licenciamento de Obras Particulares analisa projetos de construção de casas, condomínios, comércios, indústrias e escolas, entre outros, observando o cumprimento do Código Sanitário e as leis específicas para cada atividade. Já o Departamento de Uso de Ocupação do Solo verifica se a atividade se enquadra no zoneamento da área pretendida.

De acordo com Rodrigues, essa mudança vai proporcionar um atendimento mais detalhado aos cidadãos e profissionais, agilizando o trâmite dos processos. Dúvidas ou informações podem ser obtidas pelo e-mail smpu@pmmc.com.br. (Marco Aurélio Sobreiro)