Caminhada dos 50 anos: servidores do Semae visitam local da primeira captação de água

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

20 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) realizará, no próximo sábado (22/07), a “Caminhada 50 anos de Semae”. A atividade é para os servidores da autarquia, que conhecerão o primeiro ponto de captação de água para abastecimento público de Mogi das Cruzes, utilizado no início do século passado e que fica da área do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti. Para participação no evento, os funcionários levarão agasalhos que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade.

A atividade começará às 8h, com concentração no Parque Centenário, recolhimento de agasalhos e alongamento. A saída será às 9h, rumo ao Parque Natural Municipal, com ponto de hidratação na Estrada Antônio Urbano, no Jardim Maricá.

No parque, além da visita ao ponto da primeira captação de água, haverá palestra da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente sobre a história do Parque Chiquinho Veríssimo e trilha pelo local.

O abastecimento de Mogi das Cruzes por água proveniente da Serra do Itapeti, durante a primeira metade do Século 20, foi obtida pelas fontes Muniz e Veríssimo. Em 1929, a captação encaminhava à cidade em torno de 7 litros por segundo, por meio de uma adutora de ferro fundido de 200 milímetros de diâmetro.

Para armazenar este volume de água e fazer a distribuição para a população do perímetro urbano, foi construído um reservatório com capacidade para 1.960 metros cúbicos, o que equivale a 1,96 milhão de litros. A pedra fundamental da obra foi lançada em 11 de maio de 1927 e a inauguração da estrutura em 14 de julho de 1929, na administração de Carlos Alberto Lopes.

Com o crescimento da cidade e a necessidade de mais água para abastecer a população, nos anos 50 a captação começou a ser feita no Rio Tietê, de onde seguia para tratamento. E a captação dos mananciais da Serra do Itapeti era encerrada, após cerca de meio século de utilização.

O Semae foi criado pela Lei Municipal 1.613, de 7 de novembro de 1966, do prefeito Carlos Alberto Lopes, o mesmo que, anos antes, havia inaugurado o primeiro reservatório de água da cidade.

A autarquia iniciou suas atividades 1º de janeiro de 1967. É que pouco tempo depois da instituição do órgão municipal, a Lei 1.633 (de 28 de dezembro de 1966) estabeleceu “o ano de 1967 como o primeiro de efetivo exercício do Serviço Municipal de Águas e Esgotos", e que as atividades realizadas em 1966 "são consideradas, apenas, como necessárias para a sua instalação".

50 anos

A principal atividade comemorativa do cinquentenário da autarquia é o livro “50 Anos Semae: 1966-2016”. Lançado em dezembro do ano passado, conta a história do abastecimento de água na cidade desde o século 16.

Escrito pelos jornalistas Julio Nogueira, Luiz Maritan e Marco Aurélio Sobreiro, da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o livro tem 14 capítulos, num total de 207 páginas. (Julio Nogueira)