Agricultura abre inscrições para cursos de manejo de orquídeas e de hortas em pequenos espaços

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

21 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes abrirá nesta quarta-feira (22/08) as inscrições para dois cursos gratuitos, que serão realizados no dia 1º de setembro, em comemoração ao aniversário da cidade. São oferecidas 80 vagas no Curso Básico de Manejo de Orquídeas, no Parque da Cidade e 70 para Horta em Pequenos Espaços, no Parque Leon Feffer. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto.

O curso Básico de Manejo de Orquídeas será realizado das 9 às 10h30, no Parque da Cidade e haverá mais 30 minutos para tirar dúvidas. Mogi das Cruzes é considerado o maior produtor de orquídeas e hortênsias do país. O faturamento estimado do setor é de R$ 100 milhões. São mais de 2,5 mil variedades de plantas ornamentais na cidade.

O curso será ministrado por Masuji Kayasima, renomado orquidófilo da cidade, que se dedica ao cultivo e estudo das microorquídeas há mais de 50 anos. O pesquisador é proprietário do Paraíso das Microorquídeas, no Cocuera, que abriga cerca de 10 mil exemplares de orquídeas de mais de 800 espécies diferentes.

Para o curso de Hortas em Pequenos Espaços, o horário será das 9 às 10 horas com mais 30 minutos para o esclarecimento de dúvidas. O palestrante será o engenheiro agrônomo Felipe Monteiro de Almeida, diretor técnico do Escritório de Desenvolvimento Rural de Mogi das Cruzes, da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. 

O objetivo é inspirar e ensinar como construir e manter uma horta com variedade de hortaliças e ervas de uma forma criativa. O palestrante irá mostrar um passo a passo de como reaproveitar objetos, que podem se tornar suportes originais para a horta, que também pode ser feita em espaços pequenos que tenham iluminação e ventilação.

Os interessados devem ser mais ter 18 anos completos e as inscrições serão feitas pelos telefones 4798-5136 ou 4798-5956. O Parque da Cidade tem entrada pela Avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente à praça Deputado Paulo Kobayashi (Praça do Oito). O endereço do Parque Leon Feffer é Avenida Valentina Mello Freire Borenstein, s/nº, Braz Cubas. (Kelli Correa Brito)