Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega Escola Clínica do Transtorno Espectro Autista, sexta e maior do país

Secretaria de Educação

A unidade será referência para um centro que será entregue na capital e fica localizada entre a AACD e a UPA. Centenas de pessoas participaram da entrega da Escola Clínica.

29 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou no último sábado (27/04) a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, no Jardim Rodeio. Sexta unidade e maior unidade do Brasil dedicada aos autistas, o equipamento irá transformar o atendimento às pessoas com TEA da cidade. A unidade será referência para um centro que será entregue na capital e fica localizada entre a AACD e a UPA. Centenas de pessoas participaram da entrega da Escola Clínica.

O prefeito Caio Cunha destacou a importância do equipamento que irá atender mogianos e mogianas. “Esse espaço era muito esperado e desejado por todos nós. Quando falamos de inclusão, é importante falarmos da inclusão com qualidade, preparando cada indivíduo autista para ser incluído em nossa sociedade. Espaços como esse não apenas promovem a inclusão, mas também despertam a conscientização de todos. A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista muda a história de Mogi das Cruzes, estamos dando um salto expressivo e que reforça nosso trabalho, dedicação e atenção às pessoas com TEA, a nossa gestão trabalha pelas pessoas e é o nosso compromisso cuidar de cada mogiano e de cada mogiana”, disse.

O evento contou com a presença de instituições da cidade e autoridades. “Este momento é muito marcante. É uma experiência emocionante presenciar a entrega de uma unidade que já é referência para a região e para o Brasil. As nossas crianças precisam de um olhar especial e acolhedor”, disse a deputada federal Renata Abreu, que esteve presente na inauguração. A Escola Clínica irá oferecer inicialmente, 1.350 atendimentos em média por mês, entre os diversos setores.

A secretária de Educação Marilu Beranger destacou a conquista para a cidade. "É uma alegria muito grande essa inauguração. Este novo equipamento é mais uma conquista significativa para a cidade. Nós, da Secretaria de Educação, continuamos empenhados em promover a inclusão e oferecer oportunidades educacionais de qualidade para todos.” A pasta é responsável pela gestão da parte educacional da escola. O agendamento para triagem começará no dia 2 de maio. O contato pode ser feito pelo telefone e whatsapp 4798-7461

A parte clínica e terapêutica será gerida pela Associação Madre Esperança de Jesus - AME Jesus, selecionada por meio de chamamento público. A unidade será dedicada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que residem em Mogi das Cruzes. Terão prioridade aqueles que estão matriculados nas Escolas Municipais e Creches Subvencionadas, nos níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, além daqueles acompanhados pelas salas de recursos das escolas polos e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP). Todos os atendidos passarão por uma triagem.

O projeto contou com a participação das mães atípicas. Marcela Lourenço, coordenadora do Instituto Ativar, representou as mães. “Mais do que ser reconhecida como o sexto e maior equipamento em todo o Brasil, mais do que se tornar uma referência nacional e internacional, o que realmente importa é que cada autista em nosso município aprenda a se comunicar e tenha a oportunidade de ser atendido, respaldado e se desenvolver plenamente na sociedade. Esse é o desejo de uma mãe de autista, como eu”, disse.

Homenagem

A unidade presta homenagem à professora Neuraide Rezende da Silva Fujita, que contribuiu para a educação especial e inclusiva em Mogi das Cruzes ao longo de 20 anos de dedicação na rede municipal de ensino. Falecida em 25 de novembro de 2021, Neuraide foi professora, atuou como diretora da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP) e supervisionou escolas e creches.

“Para nós, familiares, é muito importante termos essa escola referência com o nome da Neuraide, podendo perpetuar esse nome neste prédio de tamanha grandiosidade e importância”, comentou Neuseli Martins, irmã da homenageada, que falou em nome da família. O evento contou com a apresentação da Banda Super Nova, formada por pessoas com TEA e a bailarina Kimberly Ayumi M. Furuta.

Após a homenagem, a placa foi descerrada e o público pode conhecer as instalações da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista. A unidade conta com recursos de sustentabilidade e espaços modernos e inovadores para o atendimento de pessoas com TEA. Estiveram presentes secretários municipais e vereadores.

Contratação de profissionais

A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita terá o atendimento clínico/terapêutico gerenciado pela Associação Madre Esperança de Jesus – AME Jesus, Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada por meio de chamamento público. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (26/04). Os interessados em trabalhar na unidade deverão enviar currículo para a instituição pelo e-mail escolaclinica@amejesus.org.br.

Serão contratados assistente social, nutricionista, neurologista, psiquiatra, neuropsicólogo/psicólogo, enfermeiro, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta/psicomotricista, arteterapeuta/educador de arte, músico/musicoterapeuta, educador físico, atendente terapêutico clínico e supervisores. Ao total, está projetada a contratação de cerca de 50 profissionais.

Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Professora Neuraide Rezende da Silva Fujita
Agendamento para triagem: a partir do pelo telefone e whatsapp 4798-7461
Envio de currículos: escolaclinica@amejesus.org.br