Sistema de pré-tratamento é referência para empresa de saneamento

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

15 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Representantes do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba estiveram na quinta-feira (14/09), em Mogi das Cruzes, para conhecer o novo sistema de pré-tratamento de água que está sendo implantado pelo Semae de Mogi, por meio de um gerador de dióxido de cloro em sua Estação de Captação Pedra de Afiar, no rio Tietê, bairro Rio Acima. O equipamento vai modernizar o tratamento e melhorar a qualidade da água distribuída à população. A ideia dos visitantes é instalar o mesmo sistema na cidade do interior paulista.

Com o dióxido de cloro, a autarquia também estará preparada para evitar que eventuais aumentos na concentração de manganês no rio provoquem coloração na água, já que a substância é eficiente na remoção de metais pesados. O investimento é de R$ 2,3 milhões.

Um estudo encomendado pelo Semae de Mogi das Cruzes apontou o dióxido de cloro como oxidante e desinfetante ideal para as características da água bruta captada naquele ponto do Tietê, que apresenta metais como ferro e manganês. O elemento químico também atua na remoção de compostos orgânicos (matéria orgânica dissolvida, agroquímicos etc).

O sistema em construção será formado por um gerador de dióxido, tanques de estocagem, bombas de água para preparo da solução e aplicação, bombas de descarga de produtos químicos, painéis de força e de comando. O dióxido será gerado na captação e aplicado no início da adutora de água bruta. A geração é local, sem armazenamento de gases.

Pelo Semae de Mogi das Cruzes, participaram da visita o engenheiro ambiental Cristiano Von Steinkirch de Oliveira e a assessora do Departamento Técnico Derci Rosa de Araújo.

Pelo Semae de Piracicaba, compareceram o engenheiro de Segurança do Trabalho Adalberto Nunes, o responsável pela manutenção da Estação de Tratamento de Água 3, Serafino Odorisi; a responsável pela Divisão de Tratamento de Água, Elaine Contiero Ribeiro, e Fábio Alexandre Bono, do setor de operações de tratamento de água, e também Carlos Eduardo Lucchini, diretor de marketing e vendas da RWL Water, empresa responsável pela obra na estação.

A Estação de Captação e Recalque 2 (ECR2 – Pedra de Afiar) foi inaugurada em 22 de dezembro de 1988. Considerada a maior obra do Semae na década de 80, substituiu a primeira Estação de Captação e Recalque (ECR1), na avenida João XXIII, no Socorro. A ECR2 abastece todo o sistema do Semae, que corresponde a 65% da cidade. (Julio Nogueira)