Semae reforça orientações sobre uso correto da rede de esgoto para evitar entupimentos

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

11 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) reforça a orientação aos moradores quanto ao uso correto da rede de esgoto. Na última semana, as equipes responsáveis pela manutenção do sistema retiraram, das tubulações, vários detritos que causam entupimento ou vazamentos. “A maioria dos problemas ocorre em função do mau uso da rede. Jogam gordura, pedaço de madeira, pedaço de colchão. São materiais que jamais poderiam estar na tubulação de esgoto”, explica o encarregado do setor, Anderson Amorim.

O resultado: entupimentos e vazamentos que geram transtornos para a população, como retorno de esgoto para dentro dos imóveis, mau cheiro nas ruas e bloqueios no trânsito para os serviços de reparo, além de despesas para a autarquia (e consequentemente, para os cidadãos) devido ao deslocamento de funcionários e equipamentos.

No cotidiano, o Semae atua de forma significativa em manutenções relacionadas a casos do tipo. São utilizados nestas ações, principalmente, os caminhões combinados, que fazem a sucção dos detritos acumulados na rede e o jateamento com água sob pressão no interior dos canos.

“Nenhuma rede de esgoto está projetada para receber esse tipo de detrito, que sobrecarrega o sistema”, explica o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr.

Na Estação de Tratamento de Esgoto, em Cezar de Souza, o Semae possui um sistema de filtragem que separa galhos, gravetos e outros detritos que chegam com o esgoto, evitando problemas no tratamento. No entanto, trata-se de uma medida paliativa. Para resolver o problema de forma definitiva, é necessário a colaboração dos moradores para uso correto da rede. (Julio Nogueira)