Semae reduz coloração e melhora qualidade da água

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

24 de fevereiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

As medidas de contingência implantadas pelo Semae de Mogi das Cruzes no tratamento e na distribuição de água apresentaram bons resultados e reduziram a coloração da água neste sábado (24/02). O problema ocorreu na sexta-feira (23), após uma mudança brusca na cor e no nível do Rio Tietê, que afetou as duas estações de tratamento (Centro e Leste).

“O tratamento mantém a água dentro dos parâmetros de cor abaixo dos limites exigidos pela legislação. O nível do Tietê está em 1,35 metro neste sábado e a qualidade  da água do rio apresentou leve melhora, embora ainda não esteja em boas condições”, explica o diretor-geral da autarquia, Paulo Beono Jr.

Em apenas 30 horas, o nível do rio na Estação de Captação Pedra de Afiar, do Semae, baixou de 1,86 metro para 1,32 metro – quanto menos água disponível, pior é a qualidade, o que interfere no tratamento.

“Além do tratamento, também alteramos a vazão na rede de distribuição, diminuindo a nossa produção e adquirindo mais água da Sabesp”, conclui Beono.

Apesar dos resultados animadores na saída das estações de tratamento, os efeitos do problema ocorrido na sexta-feira ainda poderão ser notados em alguns locais da rede distribuição.

O Semae mantém equipes de plantão durante o fim de semana para novas manobras que se façam necessárias no sistema.

Mais informações pelo telefone 115.