Semae inicia mais uma etapa do Sistema de Abastecimento da Chácara Guanabara

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

13 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo e o diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Glauco Luiz Silva, acompanharam na manhã desta terça-feira (13/11) o início de mais uma etapa da implantação de um sistema de abastecimento da Chácara Guanabara com a instalação de um reservatório de 400 mil litros, Casa de Química para tratamento da água e tubulações para as redes de distribuição e bombeamento. O investimento da autarquia nessa fase da obra será de R$ 2.283.110,63.

O Semae já havia investido cerca de R$ 200 mil na perfuração de um poço de 92 metros de profundidade, com capacidade de produzir até 40 mil litros de água por hora e instalação de um conjunto de bombeamento e painel elétrico. O reservatório e casa de química estão sendo instalados na Rua Belo Horizonte.

O loteamento Chácara Guanabara, que fica no limite de Mogi das Cruzes com Guararema, por isso a dificuldade de levar a rede pública de abastecimento de água até lá. Com a transformação natural e progressiva de área rural para núcleo urbano, ficou evidente a necessidade de sistema de abastecimento local.

“Atualmente, o bairro é atendido por poços particulares, sendo que nos últimos anos há carência de abastecimento nos pontos mais críticos e estamos enviando caminhões-pipa para reforçar o serviço. Por isso, o sistema de distribuição de água é uma obra que atende a uma solicitação antiga da população”, destaca o prefeito.

O prazo para concluir esta fase do investimento é de aproximadamente 12 meses.

Nesta etapa da obra serão atendidas cerca de 1.600 pessoas. No entanto, o sistema completo poderá atender até 5.400 moradores, considerando, futuramente, a ocupação total do loteamento, que hoje é de aproximadamente 40% dos lotes.

Na área de abastecimento de água, além da Chácara Guanabara também estão em andamento, pelo Semae, a construção do Centro de Reservação da Vila Moraes; implantação dos Sistemas de Abastecimento Jundiapeba e Oroxó, e ampliação do sistema de abastecimento no Parque São Martinho e Jardim Nove de Julho com perfuração de dois poços artesianos.

O Semae fornece água a 98% do território urbano de Mogi das Cruzes.

Na média de todos os hidrômetros da cidade, o consumo de água em Mogi das Cruzes é de 615 litros por segundo, o que dá 2,2 milhões de litros por hora ou 53 milhões de litros por dia. (Julio Nogueira)