Obras de reforma na captação de água do Semae avançam e chegam a 85% de execução

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

29 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

As obras de reforma e modernização da Estação de Captação e Recalque de Água Bruta 2 (ECR-2), no Rio Tietê, avançam e chegam a 85% de execução. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) está investindo R$ 3 milhões na unidade para ampliar a segurança operacional do principal sistema de fornecimento de água da autarquia, melhorando ações de combate às plantas aquáticas que se formam no rio e o controle do nível da água, além de facilitar e agilizar os serviços de manutenção, quando necessários.

Estão sendo feitas a reforma das comportas, instalação de novo sistema de gradeamento (com grades mecanizadas), novos guarda-corpos, melhorias na ponte rolante, pavimentação e adequações da sala de bombas e de painéis, entre outras intervenções, como a adoção de medidor ultrassônico do nível do rio. A previsão é concluir a obra no segundo semestre.

A estação de captação, que fica na estrada da Pedra de Afiar, bairro Rio Acima, capta a água para um sistema que abastece mais de 300 mil pessoas.

Considerada a maior obra do Semae na década de 80, a unidade foi inaugurada há 30 anos e substituiu a primeira Estação de Captação e Recalque (ECR1), na avenida João XXIII, no Socorro.

No ano passado, a estação foi modernizada com o início da operação de um sistema de dióxido de cloro, elemento químico que age no pré-tratamento, melhorando a qualidade da água. O investimento foi de R$ 2,3 milhões na instalação de um gerador de dióxido, tanques de estocagem, bombas de água para preparo da solução e aplicação, bombas de descarga de produtos químicos, painéis de força e de comando.

O dióxido gerado na captação é aplicado no início da adutora de água bruta, que de lá segue até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro.

Além da reforma e modernização na captação, o Semae tem várias outras obras importantes em andamento para ampliação do abastecimento de água. Entre os principais investimentos estão o Centro de Reservação Vila Moraes, Sistema Chácara Guanabara e Sistemas de Abastecimento Jundiapeba e Oroxó. (Julio Nogueira)