Obras ampliarão capacidade operacional para tratamento de esgoto

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

22 de dezembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

As obras para reforma e modernização de três estações elevatórias de esgoto, realizadas pelo Semae de Mogi das Cruzes, ampliarão em 71% a capacidade de atendimento dessas unidades, no total: Dolores de Aquino, em Jundiapeba; Bambuzal, no Conjunto Toyama 2, e Oceania, no Jardim Aeroporto 2. A vazão de esgoto bombeado para tratamento passará de 349 mil litros por hora para 600 mil litros por hora. Com isso, as estações estarão preparadas para atender uma população de 90 mil pessoas, 73% a mais que a atual (52 mil), em sua área de abrangência (distrito de Jundiapeba, Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont, Jardim Layr, Vila Nova União, Cocuera e Conjunto Toyama).

Pelo projeto, estão sendo feitas readequações estruturais, obras civis e melhorias nos sistemas elétrico, hidráulico e mecânico, além da construção de linhas de recalque, sendo 1,5 quilômetro na Avenida Engenheiro Miguel Gemma (que integra o sistema de bombeamento da Estação Bambuzal, no Conjunto Toyama 2), e 900 metros de tubulação entre a Estação Dolores de Aquino e o interceptor que conduz o esgoto para a Estação de Tratamento da Sabesp, em Suzano.

As estações elevatórias são estruturas importantes dentro do sistema de esgotamento sanitário. Elas fazem o bombeamento de esgoto de redes profundas para um nível mais alto. Já a linha de recalque é a tubulação que conduz os efluentes da elevatória até um ponto a partir do qual possa seguir por gravidade até uma unidade de tratamento. O investimento total é de R$ 3,1 milhões.

A obra já ultrapassa os 90% de execução e a previsão é de que seja concluída no primeiro trimestre de 2018.

 

Redes

Em Jundiapeba, além da reforma da estação Dolores de Aquino, a autarquia concluiu mais uma etapa da ampliação de redes de esgoto no distrito. Foram cerca de 5 quilômetros de tubulações – a maior parte delas na Vila Nova Jundiapeba – assentadas com equipe própria da autarquia e investimento de R$ 170 mil para a compra de materiais. O sistema já entrou em operação e encaminha o esgoto coletado também para a Estação de Tratamento da Sabesp, em Suzano. Os serviços foram realizados em 24 ruas e avenidas. A nova rede atende mais de 1 mil residências. (Julio Nogueira)