Cerimônia premia vencedores do concurso "Eu Sou Amigo da Água"

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

21 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou, na manhã desta quinta-feira (21/09), o resultado do concurso cultural "Eu Sou Amigo da Água", que premiou alunos e professores das redes municipal e estadual de Educação. O evento foi realizado no auditório do Cemforpe. O concurso é uma parceria do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes.

O concurso foi organizado em cinco categorias (Produção Textual, Videodocumentário, Música e Letra Original ou Paródia, Jogo Educativo e Fotografia) e teve 76 trabalhos inscritos.

A categoria Produção Textual foi dividida em quatro modalidades: Cartaz (2º e 3º ano), Poema (4º e 5º ano), Crônica (6º ao 9º ano) e Artigo de Opinião (Ensino Médio). Videodocumentário, Música e Jogo Educativo foram abertos a todo Ensino Fundamental e Médio. O concurso de fotografia foi exclusivo para professores.

Os autores dos trabalhos premiados ganharam um kit de brindes (incluindo o livro “Semae – 50 anos”, que conta a história de cinco décadas da autarquia).

O prefeito Marcus Melo participou do evento e destacou os avanços em coleta e tratamento de esgoto obtidos nos últimos anos, o que contribui para reduzir a poluição no rio Tietê. “Também trabalhamos para criar uma área de preservação na Serra do Itapeti”, afirmou Melo. “A cidade tem de estar unida para compartilharmos as responsabilidades. Por isso, parabéns a todos vocês e que juntos possamos cuidar do meio ambiente”, concluiu.

O diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr., falou que o concurso promoveu educação ambiental, que é uma das metas da autarquia, sobretudo quando relacionada à preservação dos mananciais. “O Semae tem uma relação íntima com o Tietê. Sem ele, a autarquia não existiria. Vamos todos juntos por esta causa.”

A secretária municipal de Educação disse que a educação ambiental integra o currículo pedagógico das escolas municipais e que por este trabalho é possível conscientizar não somente as crianças, mas também as famílias. (Julio Nogueira)

 

 

Vencedores por categoria

 

Produção Textual – Cartaz (2º e 3º ano)

1º) EM ARMINDO FREIRE MÁRMORA

2º) CEMPRE IVAN NUNES SIQUEIRA

3º) EE OSMAR TEIXEIRA SERRA

 

Produção Textual – Poema (4º e 5º ano)

1º) EM MARIA COELI BEZERRA DE MELO

2º) EE SENTARO TAKAOKA

3º) EE TADAO SAKAI

 

Produção Textual – Crônica (6º ao 9º ano)

1º) EE ILSON GOMES

2º) CEMPRE BENEDITO FERREIRA LOPES

3º) EE PAULO FERRARI MASSARO

 

Produção Textual – Artigo de Opinião (Ensino Médio)

1º) EE IRENE CAPORALI DE SOUZA

2º) EE CID BOUCAULT

3º) EE PAULO FERRARI MASSARO

 

 

Videodocumentário (Ensino Fundamental e Médio)

1º) EE VANIA APARECIDA CASSARA

2º) EM MARIA COELI BEZERRA DE MELO

3º) EE OSMAR TEIXEIRA SERRA

 

Música e Letra Original ou Paródia (Ensino Fundamental e Médio)

1º) EE JOSE SANCHES JOSENDE

2º) EE HELENA URBANO NAGIB

3º) EM ETELVINA CÁFARO SALUSTIANO

 

- Jogo Educativo (Ensino Fundamental e Médio)

1º) EE CID BOUCAULT

2º) CEMPRE BENEDITO FERREIRA LOPES

3º) EE OSMAR TEIXEIRA SERRA

 

Fotografia (Professores)

1º) EE IRENE CAPORALI DE SOUZA PROFESSORA

2º) EE IRENE CAPORALI DE SOUZA PROFESSORA

3º) CEEJA DE MOGI DAS CRUZES