Oficina nesta sexta-feira alerta para prevenção de queimadas urbanas

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

18 de setembro de 2018
Queimadas trazem diversos prejuízos ao meio ambiente e à população, inclusive com a ocorrência de problemas de saúde para as pessoas (Divulgação)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza nesta sexta-feira (21/09), às 14 horas, uma Oficina de Prevenção sobre Queimadas Urbanas. O evento acontecerá no auditório do prédio da administração municipal e é aberta ao público. A participação é gratuita.

A oficina é voltada à conscientização e orientação dos mogianos com relação às causas e consequências das queimadas para o meio ambiente e para a população. Também serão abordadas as medidas de prevenção e as penalidades as quais os responsáveis estão sujeitos.

“Mogi das Cruzes é um município com uma importante cobertura vegetal e é importante que a população ajude a preservar esta exuberância natural. Prevenir e evitar as queimadas são importantes para a preservação de nosso meio ambiente, que se reverte em qualidade de vida para os mogianos”, destacou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.

A primeira parte da capacitação será voltada para que os participantes conheçam as causas de incêndios, que são divididos em não intencional, espontâneos e criminosos. Na sequência, serão abordadas as consequências das queimadas, como a destruição de habitats naturais, erosão e perda de absorção do solo, aumento dos índices de inundações, poluição das nascentes, águas subterrâneas e rios, extinção da fauna e flora e destruição de infraestruturas, entre outras questões.

Ainda dentro das consequências, também serão abordados problemas de saúde causados às pessoas, como infecções do sistema respiratório, asma, bronquite, conjuntivite, irritações na garganta, entre outros.

A prevenção também será abordada, com ações como o monitoramento de áreas e ações de destinação correta de resíduos sólidos disponibilizadas pela Prefeitura, como a coleta de lixo, os Ecopontos e o programa Cata-Tranqueira. Por fim, a legislação sobre o tema será detalhada, por meio da Lei Municipal 4.630/1997 e suas alterações.

“A queima de resíduos sólidos em quintais ou terrenos é uma prática que fere a legislação municipal e os responsáveis podem ser multados em R$ 836,45, com o valor sendo dobrado em caso de reincidência”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

A Oficina de Prevenção sobre Queimadas Urbanas também faz parte do trabalho da Prefeitura dentro do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado. A organização da ação tem a participação das Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente, de Segurança e de Educação, além da Defesa Civil.

Mais informações sobre a Oficina de Prevenção sobre Queimadas Urbanas podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959. (Luiz Maritan)