Expresso Leste amplia o atendimento direto a Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

04 de fevereiro de 2019
O prefeito Marcus Melo, o secretário Alexandre Baldy, o presidente da CPTM, Pedro Moro, e o presidente da Câmara, Sadao Sakai, participaram da viagem do Expresso Leste-Mogi (Ney Sarmento/PMMC)

O prefeito Marcus Melo participou na manhã desta segunda-feira (04/02) do lançamento do Expresso Leste-Mogi, que oferecerá viagens diretas entre as estações Luz e Estudantes da CPTM. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, e aos sábados e domingos durante toda a operação. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro, estiveram em Mogi das Cruzes para acompanhar o início da operação.

“O Expresso Leste é uma demanda da população de Mogi das Cruzes e é necessário que possamos implantá-lo de maneira responsável para ter êxito total, atingindo o horário de pico que é nosso objetivo final. Estamos iniciando nos horários de menor demanda para fazer todos os reconhecimentos necessários. Acreditamos que nos próximos meses possamos estar em todos os horários, inclusive no pico”, afirmou o secretário Baldy.

A nova operação representa mais 120 viagens diretas por dia útil, sem a necessidade de troca de trens em Guaianases. No trecho entre as estações Estudantes e Guaianases transporta cerca de 200 mil passageiros por dia.

“A vinda do Expresso Leste é uma conquista para a cidade. Este é um momento de agradecer ao Governo do Estado pela oportunidade e a atenção que teve com a cidade. É um serviço que permite ao trabalhador que se desloque com mais conforto e rapidez”, destacou Marcus Melo, que acompanhou o secretário na primeira viagem do novo serviço até a estação Luz.

Ele lembrou ainda que as viagens diretas do Expresso Leste são uma antiga demanda dos mogianos. No último dia 17, o tema foi discutido em uma reunião entre o secretário Baldy, o prefeito Marcus Melo, o deputado federal Marco Bertaiolli e o presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai, que também participaram do lançamento desta segunda-feira. Na ocasião, o secretário destacou que era um compromisso do Governo do Estado a vinda do Expresso Leste até a cidade.

Para o lançamento do novo serviço, a CPTM realizou testes durante os finais de semana de janeiro. Além disso, novos trens foram incorporados à frota da Linha 11-Coral, foram feitas adequações nas estações e a equipe de maquinistas foi treinada.

Estação Mogi das Cruzes

Outro assunto abordado durante a visita do secretário estadual de Transportes Metropolitanos e do presidente da CPTM foi a construção da nova Estação Mogi das Cruzes da companhia. “Estamos desenvolvendo os projetos executivos para que a obra possa ser contratada”, explicou Pedro Tegon Moro.

A nova estação Mogi das Cruzes, que seria construída nas proximidades do Terminal Central e faz parte das obras de requalificação urbana da região da praça Sacadura Cabral. No projeto inicial, a estação será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. A nova Estação Mogi das Cruzes terá ligação com o terminal de ônibus por meio de uma passarela. A nova estação também terá acesso à nova praça que será formada com a passagem subterrânea. Ainda estão previstos estacionamento e bicicletários.

Também participaram do lançamento do Expresso Leste-Mogi os deputados estaduais Marcos Damásio, Estevam Galvão de Oliveira, Luiz Carlos Gondim e Rodrigo Gambale, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e os vereadores Antonio Lino, Edson Santos e Jean Lopes, além de secretários municipais. (Luiz Maritan)