Ruas do Centro recebem as lixeiras amarelas do programa Recicla+Mogi

Secretaria de Serviços Urbanos

24 de janeiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

As equipes da Prefeitura de Mogi das Cruzes deram início nesta quarta-feira (24/01) a mais uma etapa do programa Recicla+Mogi. Pela manhã, começaram a ser instaladas na região central da cidade as lixeiras amarelas, que são destinadas ao depósito de recicláveis e possuem o logo do programa de coleta seletiva da cidade.

São, ao todo, 200 lixeiras, que serão afixadas nas principais vias da área central de Mogi das Cruzes, como Dr. Deodato Wertheimer, Dr. Paulo Frontin, José Bonifácio e Flaviano de Melo. O principal objetivo é ampliar a conscientização da população sobre a necessidade da reciclagem de materiais, disseminando conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

“As papeleiras amarelas vão ter o adesivo do Recicla+Mogi e vão servir como um lembrete à população de que o programa existe, vem crescendo bastante, porém depende diretamente da colaboração e da participação dos cidadãos”, destaca o diretor de Limpeza Pública da cidade, José Roberto Elias Rodrigues, complementando que o trabalho de instalação das estruturas deve se estender até o final desta semana.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, enfatiza a importância de mais esta etapa do programa, pelo ponto de vista de conscientização ambiental. “A ampliação do Recicla+Mogi compreende não só ações práticas por parte da Prefeitura, como também campanhas de conscientização e sensibilização das pessoas para a causa ambiental. É preciso que cada vez mais os cidadãos entendam a reciclagem como uma atitude indispensável para a conservação do meio ambiente e como um hábito que deve ser incorporado ao dia-a-dia de todos”, pontuou.

Recentemente, o Recicla+Mogi ganhou uma nova etapa, com os caminhões da coleta seletiva atendendo vias públicas da região central e adjacências no período das 14h às 17h em dias pré-determinados da semana. Antes, esses locais não tinham a coleta de lixo seco, pois já são atendidos diariamente pela coleta de lixo úmido, a partir das 19 horas.

Em breve, com o retorno das aulas, as escolas também serão envolvidas nas ações de conscientização do Recicla+Mogi.

São considerados materiais recicláveis metais, vidros, plásticos e papeis. Vale lembrar que é preciso limpar as embalagens antes de descartá-las. Outros tipos de materiais, como pneus, eletrônicos, móveis, madeira, cerâmica, material de construção, entulho, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias devem ser levados aos Ecopontos da cidade. São três unidades (Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba), que funcionam de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Todo o material reciclável coletado em Mogi das Cruzes segue para o Centro de Triagem, na Vila São Francisco, onde atuam os catadores do Cata-Sampa, uma das maiores cooperativas da área em todo o Brasil. Ali, os profissionais fazem a separação do material, que na sequencia recebe a destinação correta, sem impacto ao meio ambiente.

Mais informações sobre o Recicla+Mogi podem ser obtidas pelo telefone 4798-5706. Já para saber mais sobre os Ecopontos da cidade, basta acessar o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, ou então ligar no telefone 4798-5965. (Lívia de Sá)