Jundiapeba vai receber mutirão de drenagem a partir do dia 11 de setembro

Secretaria de Serviços Urbanos

04 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A partir da próxima segunda-feira (11/09), as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos darão início um megamutirão de drenagem no distrito de Jundiapeba, que deve se estender até o dia 29 de setembro. Mais de 8 mil metros lineares de vias públicas serão atendidas pelos trabalhos, que vão compreender a limpeza de mais de 219 bocas de lobo, além de cerca de 50 reparos em tampas, grelhas e guias.

O objetivo dos trabalhos é já preparar o distrito para o período de chuvas mais intensas, o que deve ter início em meados de outubro. “Com esse grande mutirão, pretendemos já minimizar efeitos e transtornos do período de chuvas, tendo em vista que já estamos caminhando para o final do inverno e as chuvas começam na metade da primavera”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

Os serviços estarão concentrados em algumas regiões do distrito, como as proximidades com os rios Jundiaí e Taiaçupeba, as margens da avenida Lourenço de Souza Franco e também as imediações dos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, que estão situados, em sua maioria, entre as ruas Dr. Francisco Soares Marialva e Augusto Regueiro.

Serão empregados no mutirão cerca de 17 equipamentos entre máquinas e veículos, tais como retroescavadeiras e caminhões hidrojato, basculante e munck, cada um com uma destinação específica, para garantir a execução e celeridade aos serviços.

Além dos trabalhos no sistema de drenagem, que visam desobstruir as tubulações que recebem águas pluviais, de modo que o sistema de drenagem opere em sua capacidade máxima, o mutirão também deve agregar outros serviços em Jundiapeba, como a Operação Tapa-Buraco e as equipes do Departamento de Limpeza Pública (varrição, roçada, raspagem e retirada de lixo e entulho).

Também estarão presentes na ação equipes do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), que farão verificações nas ligações de água e esgoto e também reparos, quando identificada a necessidade.

Serão três semanas de trabalhos ininterruptos, em uma grande ação de zeladoria e manutenção urbana. “Temos em Jundiapeba algumas questões referentes ao sistema de drenagem. Por isso, decidimos centrar nossas atenções lá, para já sanar o que é possível, preparando realmente o distritro para a época de chuvas”, complementa Meira. (Lívia de Sá)