Jardim Piatã recebe mutirão de manutenção com equipes das Regionais

Secretaria de Serviços Urbanos

04 de outubro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Jardim Piatã, situado na região da divisa entre Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, acaba de receber um amplo mutirão de manutenção, executado por equipes das Administrações Regionais da cidade, que se uniram em força-tarefa para implementar melhorias no bairro.

Ao todo, foram 27 dias de trabalho e 23 ruas contempladas com serviços como cascalhamento, limpeza e nivelamento, reparos com massa asfáltica, assentamento de tubos, limpeza de valetas, além de remoção de lixo, entulho e outros materiais.

Em termos de limpeza e nivelamento, os trabalhos compreenderam pouco mais de dez quilômetros de vias públicas. Já a limpeza de valetas foi feita numa extensão total de 590 metros. Os serviços de bota fora e limpeza, por sua vez, resultaram na remoção de 425 toneladas de material.

As vias contempladas pelo mutirão foram: Estrada do Pium e ruas Abadia, Abaré, Agua Doce, Amélia Rodrigues, Antas, Arapiranga, Barra Velha, Barro Alto, Betim, Caieiras, Bragança paulista, Candido Sales, Canudos, Cristópolis, Itambé, Juazeiro, Pau Brasil, Tibiriçá, Timbó, Utinga, Vicente de Carvalho e Zacarias.

Os trabalhos foram sendo executados conforme as necessidades pontuais de cada via. Em muitas, por exemplo, foi feita aplicação de bica corrida e asfalto em trechos de rampa e mais críticos, enquanto em outras esses serviços não se fizeram necessários. Só de bica corrida e asfalto, foram 200 toneladas aplicadas ao longo do mutirão. Também foram utilizadas 270 toneladas de material fresado nas vias do bairro. A área total compreendida pelos trabalhos de limpeza de nivelamento foi de 60,6 mil metros quadrados.

Também foram executados trabalhos específicos em algumas vias. Nas ruas Canudos e Candido Sales, por exemplo, além de todo o trabalho para a compactação e nivelamento do leito das vias, foi feita a limpeza das margens do córrego existente no local. Já na rua Timbó foi feito o assentamento de tubos, para melhorias no escoamento das águas pluviais. Também foi feito reparo em tubos da rua Casa Branca, tendo em vista a drenagem das águas da chuva.

Nas ruas Bragança Paulista e Betim, foi feito um trabalho específico de limpeza de valas, além dos reparos no solo. Já na rua Belmonte, que também passou por reparos, o serviço adicional executado foi a remoção de uma lombada.

Além da mão-de-obra humana, o mutirão contou com o apoio de maquinário específico para a execução dos trabalhos necessários, como motoniveladora, retroescavadeira e rolo compactador.

“Todos esses trabalhos foram feitos em atendimento a demandas que chegam à Secretaria por meio de registros da população via Ouvidoria Geral e também outros canais. O objetivo do mutirão foi dar melhores condições de trafegabilidade às vias do bairro, gerar uma melhoria no bairro de uma forma geral, garantinto mais conforto e facilidade de acesso aos moradores, e também já atuar de forma preventiva ao período de chuvas, que se aproxima”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

A força-tarefa aconteceu entre os dias 14 de agosto e 22 de setembro. (Lívia de Sá)