Preparação da cidade garante período de chuvas sem ocorrências graves na Operação Verão

Secretaria de Segurança

11 de abril de 2018
Equipes da Defesa Civil realizam o monitoramento constante das áreas de risco existentes na cidade e não registraram ocorrências graves durante a Operação Verão (Ney Sarmento/PMMC)

Mogi das Cruzes encerrou os trabalhos da Operação Verão 2017/2018 sem ocorrências graves causadas pelas chuvas. Entre os dias 1º de dezembro e 6 de abril foram atendidas 418 solicitações pela Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal de Segurança, sem registro de desabrigados, desalojados ou feridos. Com o término do período de chuvas, o foco passa a ser o trabalho preventivo e de manutenção da estrutura urbana voltada ao escoamento das águas.

Entre os procedimentos realizados pela Defesa Civil durante a Operação Verão destacam-se o monitoramento em áreas de risco, acompanhamento de alagamentos, quedas de árvores ou muros e vistorias em imóveis. No período em que a iniciativa esteve em vigor, a cidade registrou 728,6 milímetros de chuvas, com os meses de dezembro e março figurando como os mais chuvosos.

“A cidade se preparou para enfrentar o período de chuvas com ações preventivas realizadas durante todo o ano. Este trabalho se mostrou eficiente porque, apesar do volume de chuvas registrado, não aconteceram problemas graves em Mogi das Cruzes”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Entre as ações realizadas nos meses de estiagem estão a manutenção e ampliação do sistema de drenagem e a limpeza de córregos e valas, realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Além disso, outra ação importante é a destinação correta de materiais inservíveis, evitando que eles acabem chegando ao sistema de drenagem, a córregos ou rios. Este trabalho é realizado por meio dos Ecopontos, que recebem diversos tipos de materiais, e da Operação Cata-Tranqueira.

Além disso, no ano passado foi ampliada a fiscalização de ocupações irregulares em diversas regiões da cidade, principalmente em áreas de proteção ambiental, como os bairros Jardim Aeroporto II e III, Jardim Layr, Jardim Santos Dumont e Jundiapeba. Para isso, foi criada uma equipe específica na Secretaria Municipal de Segurança.

Além disso, durante todo o ano, a Defesa Civil acompanha a situação das áreas de risco da cidade, com o monitoramento constante dos terrenos. Outra ação de destaque na área é a capacitação da equipe do departamento, com a participação em cursos e um contato direto com a Defesa Civil Estadual.

O telefone para acionar a Defesa Civil em caso de emergências é o 199. Já o número de contato com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) é o 153. (Luiz Maritan)