Preparação da cidade garante período de chuvas sem ocorrências graves na Operação Verão

Secretaria de Segurança

11 de abril de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes encerrou os trabalhos da Operação Verão 2017/2018 sem ocorrências graves causadas pelas chuvas. Entre os dias 1º de dezembro e 6 de abril foram atendidas 418 solicitações pela Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal de Segurança, sem registro de desabrigados, desalojados ou feridos. Com o término do período de chuvas, o foco passa a ser o trabalho preventivo e de manutenção da estrutura urbana voltada ao escoamento das águas.

Entre os procedimentos realizados pela Defesa Civil durante a Operação Verão destacam-se o monitoramento em áreas de risco, acompanhamento de alagamentos, quedas de árvores ou muros e vistorias em imóveis. No período em que a iniciativa esteve em vigor, a cidade registrou 728,6 milímetros de chuvas, com os meses de dezembro e março figurando como os mais chuvosos.

“A cidade se preparou para enfrentar o período de chuvas com ações preventivas realizadas durante todo o ano. Este trabalho se mostrou eficiente porque, apesar do volume de chuvas registrado, não aconteceram problemas graves em Mogi das Cruzes”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Entre as ações realizadas nos meses de estiagem estão a manutenção e ampliação do sistema de drenagem e a limpeza de córregos e valas, realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Além disso, outra ação importante é a destinação correta de materiais inservíveis, evitando que eles acabem chegando ao sistema de drenagem, a córregos ou rios. Este trabalho é realizado por meio dos Ecopontos, que recebem diversos tipos de materiais, e da Operação Cata-Tranqueira.

Além disso, no ano passado foi ampliada a fiscalização de ocupações irregulares em diversas regiões da cidade, principalmente em áreas de proteção ambiental, como os bairros Jardim Aeroporto II e III, Jardim Layr, Jardim Santos Dumont e Jundiapeba. Para isso, foi criada uma equipe específica na Secretaria Municipal de Segurança.

Além disso, durante todo o ano, a Defesa Civil acompanha a situação das áreas de risco da cidade, com o monitoramento constante dos terrenos. Outra ação de destaque na área é a capacitação da equipe do departamento, com a participação em cursos e um contato direto com a Defesa Civil Estadual.

O telefone para acionar a Defesa Civil em caso de emergências é o 199. Já o número de contato com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) é o 153. (Luiz Maritan)