Prefeitura realiza trabalho de manutenção do sistema de monitoramento da cidade

Secretaria de Segurança

03 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está realizando a manutenção do sistema de videomonitoramento na cidade. O trabalho já normalizou o funcionamento dos equipamentos existentes no interior do Terminal Central, depredados em atos de vandalismo, e está fazendo a verificação de diversos pontos, inclusive com a troca, quando necessário, de câmeras antigas por equipamentos novos.

Nesta quarta-feira (03/05), os trabalhos foram realizados na região central, em locais como a rua Ipiranga, a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e a praça Otaviano Malta Moreira, nas proximidades do Terminal Central.

A ação está sendo feita pelo Departamento de Tecnologia da Informação em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança. O trabalho também será feito nos bairros onde forem detectadas necessidades.

Um dos locais mais beneficiados nesta etapa do trabalho é o Terminal Central, que recentemente recebeu uma base da Guarda Municipal e teve seu sistema de monitoramento reestabelecido após ter sido atacado por vândalos. Além disso, as câmeras de monitoramento da região onde fica o terminal passaram por revisão, inclusive com a substituição de equipamentos.

“O sistema de monitoramento é um recurso importante para a segurança pública de Mogi das Cruzes, no apoio às polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal em seu trabalho diário. Com as imagens, muitas ocorrências podem ser evitadas e crimes são solucionados”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Além do funcionamento das câmeras, o trabalho também abrange as estruturas que processam e transmitem as imagens captadas para a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp).

Mogi das Cruzes possui 308 equipamentos de monitoramento, sendo 81 câmeras em ruas, praças e áreas públicas, 206 equipamentos em prédios municipais e 21 radares do projeto Barreira Eletrônica. As imagens são monitoradas 24 horas por guardas municipais na Ciemp. Além disso, um policial militar permanece em tempo integral na central, o que possibilita um contato direto com a corporação em caso de ocorrências.

De acordo com estimativas realizadas no início deste ano, cerca de 70% dos crimes solucionados pela Polícia Civil da cidade, acontecem a partir de imagens fornecidas pelas câmeras. (Luiz Maritan)