Prefeitura flagra descarte irregular de lixo no distrito de Cezar de Souza

Secretaria de Segurança

28 de junho de 2018
Descarte de lixo foi flagrado na avenida Catarina Carreira Marcatto, em Cezar de Souza, e empresa responsável foi multada pela administração municipal em R$ 6,9 mil (Divulgação)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes flagrou na manhã desta quinta-feira (28/06), um descarte irregular de lixo na avenida Catarina Carreira Marcatto, altura do número 2.880, no distrito de Cezar de Souza. A empresa responsável pelo descarte, foi multada pela administração municipal em 40 Unidades Fiscais do Município (UFM), o correspondente a R$ 6.691,60.

No lixo descartado foi identificado material de escritório de uma rede da qual a empresa é responsável pela coleta. O descarte foi flagrado por funcionários das Secretarias Municipais de Segurança e de Serviços Urbanos.

“A participação da população também é fundamental para a combater o descarte irregular de lixo e entulho, que é uma questão que cria problemas para toda a comunidade. Para isso, a denúncia deve ser feita pelo telefone 153, da Ciemp, que funciona 24 horas por dia”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém uma estrutura para receber os materiais inservíveis a serem descartados pela população. A cidade possui três ecopontos, localizados no Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba – este último inaugurado no ano passado e que possui uma nova configuração, com rampas para facilitar a carga e descarga de materiais. 

As estruturas recebem materiais como entulhos, vidros, papelão, ferro, embalagens, latas, garrafas pet, jornais, revistas e outros papéis, caixas de leite, tubos de pasta de dente, pneus, lixo eletrônico e outros produtos que, se jogados em qualquer lugar, podem causar enchentes, riscos à saúde e a contaminação do meio ambiente. Para o descarte de restos de material de construção, o limite máximo por pessoa será de 1 m³ por dia.

As administrações regionais de Quatinga, Taiaçupeba, Biritiba Ussu e Sabaúna também possuem estrutura para receber materiais inservíveis..

Para materiais recicláveis, o programa Recicla+Mogi faz a recolha do material nos bairros três vezes por semana. Este serviço é reforçado pela Operação Cata-Tranqueira, que acontece aos sábados, de acordo com uma programação que faz com que todos os bairros da cidade sejam atendidos. Além disso, a cidade também conta com amplo serviço de coleta de lixo úmido.