Prefeitura combate ocupação irregular em área da Vila Cecília

Secretaria de Segurança

14 de março de 2017
Ação coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança demoliu um muro que havia sido construído, além de outras estruturas (Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta terça-feira (14/03), uma operação para coibir ocupações irregulares na região da Vila Cecília, no distrito de Braz Cubas. A ação aconteceu na avenida Júlio Simões e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança.

Durante o trabalho, foram derrubados um muro que estava sendo construído em um terreno pertencente à Universidade de São Paulo (USP), de frente para a avenida Júlio Simões, de cercas colocadas no terreno e de uma construção que servia como base para um lava rápido. A ação teve apoio da Guarda Municipal, de equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e da Polícia Militar.

A área faz parte de uma ocupação irregular antiga, datada da década de 1970. Em 2009, a Coordenadoria de Habitação iniciou um trabalho na região e identificou que parte da área estava em situação de risco porque as construções haviam sido feitas sobre uma adutora de água do Semae e de uma tubulação de águas pluviais. No ano passado, famílias que estavam nesta situação foram atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida e os imóveis demolidos.

O acompanhamento realizado pela Prefeitura, no entanto, identificou novas tentativas de ocupação na área, que foram combatidas nesta terça-feira.

A Secretaria Municipal de Segurança mantém um monitoramento constante de áreas com ocupação irregular em Mogi das Cruzes. Na última semana, por exemplo, foi realizado um trabalho na Vila Nova Jundiapeba, que resultou na demolição de uma casa em construção na avenida Paraguai, em uma área de proteção ambiental a poucos metros do rio Jundiaí.

“O trabalho de fiscalização é uma ação constante e preventiva que, além da proteção ambiental, evita um problema social que é a formação de áreas de risco”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Ele lembrou que a população pode participar deste trabalho denunciando ocupações irregulares pelo telefone 4798-5048, do Departamento de Fiscalização, ou pela Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156. (Luiz Maritan)